Jovens da Fundação CASA Três Rios, em Iaras, conquistam a II Batalha de LoL

Na final, os adolescentes em internação venceram o time do CASA Botucatu; 80 jovens internados disputaram campeonato de League of Legends

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Três Rios, na cidade de Iaras, no interior paulista, conquistaram nesta sexta-feira (22) a II Batalha de LoL, um campeonato de eSports (esportes eletrônicos) da Fundação CASA feito a partir da plataforma on-line League of Legends, conhecido mundialmente como LoL, um jogo eletrônico desenvolvido pela Riot Games e lançado em 2009.

A consagração veio após a vitória na mais acirrada batalha da competição, com 24 minutos de duração, contra a equipe do CASA Botucatu, que ficou em segundo lugar. Em terceiro ficou o time do CASA Praia Grande I, de Praia Grande, que disputou a colocação contra a equipe dos jovens do CASA Limeira. Durante os cinco dias de disputas, 80 adolescentes internados em 16 centros socioeducativos em 13 cidades disputaram as batalhas.

Até chegar à final, o time de cinco adolescentes do CASA Três Rios superou as equipes dos CASAs Peruíbe e Sertãozinho nas classificatórias e venceu o time do CASA Praia Grande I na semifinal. Os três primeiros colocados receberam troféus de premiação, enquanto o time em quarto lugar levou medalhas.

O foco do campeonato foi proporcionar a prática de esportes eletrônicos para os adolescentes, estimulando valores como colaboração e cooperação, assim como o fair play.

Os jogos, que começaram na segunda-feira (18), aconteceram em eliminatórias simples em partidas diretas sorteadas. Durante três dias, as 16 equipes disputaram oito partidas, sendo que os vencedores seguiram para o quarto dia de competição.

Na quinta-feira (21), os oito times inicialmente classificados jogaram quatro novas batalhas na arena virtual do LoL, de onde saíram os quatro semifinalistas – os times dos CASAs Três Rios, Botucatu, Praia Grande I e Limeira que disputaram a grande final e o 3º lugar.

As outras 12 equipes participantes da 2ª edição da Batalha vieram dos CASAs Rio Paraná, Rio Tâmisa, Jardim São Luiz I e João do Pulo, na cidade de São Paulo; Itaquá, em Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana de São Paulo; Peruíbe; Anita Garibaldi, de Cerqueira César; Rio Pardo, de Ribeirão Preto; Sertãozinho; Rio Piracicaba, de Piracicaba; São José do Rio Preto; e Araçatuba.

A Batalha foi organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, com apoio da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da Instituição. A competição foi a última atividade esportiva de 2023 constante no Calendário Anual da Gefesp, que prevê a realização de ao menos um torneio ou prática esportiva coletiva com adolescentes em internação ao longo do ano.

Os adolescentes envolvidos na Batalha de LoL participam do Projeto Games, iniciativa da Fundação CASA destinada aos adolescentes em internação, realizada de forma extracurricular em oficinas monitoradas pelos profissionais de Educação Física nos centros socioeducativos. A implantação ocorreu no início de 2022 como parte do processo de inclusão digital dos jovens atendidos.

Sobre o LoL

O League of Legends é um jogo eletrônico desenvolvido pela Riot Games, lançado em 2009, cuja ambientação ocorre em um mundo de magia, onde duas equipes, de forma on-line, batalham entre si. Cada equipe é composta por cinco avatares, conhecidos na plataforma como “Campeões”, que representam cada um dos cinco jogadores conectados do time. Na batalha, cada jogador pode escolher um dentre 140 tipos de Campeões, cada qual com suas habilidades.

Para vencer o jogo, a equipe precisa criar a melhor estratégia para destruir a base inimiga. Nessa batalha, as equipes enfrentarão mecanismos de defesa, como torres e inibidores, e escolherão três tipos de rotas (trilhas) para ultrapassar uma zona neutra (chamada selva), cheia de oponentes e monstros.