Fernando José da Costa - Secretário de Justiça e Presidente da Fundação CASA

Fernando José da Costa é advogado criminalista, com carreira em um tradicional escritório, fundado em 1925 e localizado na cidade de São Paulo da capital paulista.

Mestre e doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP), graduou-se em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Também é doutor em Direito Penal pela Università Degli Studi di Sassari, na Itália.

Costa foi conselheiro do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), assim como presidente da Comissão de Direito Criminal e vice-presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-SP.

Como docente, foi professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e das Faculdades Integradas Guarulhos (FIG). Também foi professor convidado em cursos do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

É membro da International Society of Social Defence and Humane Criminal Policy (SIDS), na Espanha, que estuda o combate ao crime e ações para proteção da sociedade.

O secretário da Justiça e presidente da Fundação CASA é autor de diversos livros jurídicos, alguns deles escritos em coautoria com o pai, Paulo José da Costa Júnior, que foi um renomado advogado criminal e professor titular de Direito Penal da USP.