Jovens na Fundação CASA celebram Natal

Confraternizações com as famílias e cerimônias religiosas acontecem até o próximo domingo (24)

Os momentos de diálogo harmonioso, reflexão e amor em família também fazem parte das celebrações natalinas para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação CASA.

Desde o dia 14 de dezembro até o próximo domingo (24), na véspera de Natal, conforme a agenda de cada centro socioeducativo, a Instituição promove almoços de confraternização entre jovens e familiares, além de contar com apoio das denominações religiosas parceiras do Programa de Assistência Religiosa (PAR) para realizar celebrações religiosas que remetem ao nascimento e vida de Jesus Cristo. A programação para este fim de semana já está fechada em diversos centros socioeducativos.

“Este é um período de aproximação entre os familiares, de união e esperança. Ao realizar as confraternizações e as ações religiosas, incentivamos a convivência familiar, ainda que os jovens estejam privados de liberdade, cumprindo a sua medida socioeducativa”, explica o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

Na capital paulista, o almoço de confraternização oferecido pela Fundação CASA, com cardápio especial, para jovens internados e suas famílias tem vez no CASA Rio Tâmisa, no Complexo do Brás, às 11h, durante a visita familiar semanal. No CASA Jardim São Luiz II, na zona Sul da cidade, às 14h, os jovens internados que desejarem participam de um culto de louvor com voluntários da Igreja Bola de Neve, parceira local no PAR, e receberão mini panetones.

Ainda no sábado, na cidade de Osasco, os adolescentes em internação no CASA Osasco I entregam às 8h, durante a visita familiar semanal, entregam a seus familiares os cartões de Natal confeccionados com carinho durante as aulas com os professores da escola vinculadora, a E.E. Professor Oguiomar Ruggeri, e nas oficinas com a equipe pedagógica. O almoço natalino do centro socioeducativo ocorreu no último domingo (17) e contou com a presença de 88 familiares. No mesmo dia, a Igreja Bola de Neve, parceira local no PAR, realizou um culto festivo em alusão ao Natal.

No dia 23 de dezembro, no CASA Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo, os jovens em internação provisória contarão com evento de confraternização natalina promovido pela Igreja Universal a partir das 15h50, repleta de louvores e músicas.

Ainda no sábado ocorrerá um café da manhã no CASA Alexandre Thomé de Souza, em Mirassol, no interior paulista, que será oferecido aos familiares por meio de uma parceria entre o centro socioeducativo e a Igreja Universal dentro do Programa de Assistência Religiosa.

Já no domingo (24), em São Paulo, adolescentes internados no CASA Juquiá, no Complexo do Brás, e familiares poderão confraternizar a véspera de Natal durante almoço especial servido a partir do meio-dia.

No mesmo dia, na cidade de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, às 9h, os jovens em internação e seus familiares estarão juntos durante um café da manhã promovido pela Igreja Universal durante a visita semanal. O almoço natalino de confraternização oferecido pelo centro socioeducativo da Fundação CASA às famílias e adolescentes aconteceu nesta sexta-feira (22) e ainda contou com bazar com roupas, sapatos, bijouterias e brinquedos arrecadados pelos servidores e disponibilizados aos familiares. A Igreja Universal é parceira local do PAR nos dois centros socioeducativos.

A celebração religiosa na véspera de Natal ainda estará presente no CASA Mongaguá às 18h, quando os adolescentes internados que desejarem poderão assistir ao culto “Partir do Pão” a ser transmitido ao vivo pela TV Record, durante encontro com membros voluntários da Igreja Universal.

Momentos de emoção

Nos últimos dias, momentos de emoção também ocorreram em cerimônias religiosas ou almoços de confraternização nos centros socioeducativos.

No CAIP Ruth Pistori, por exemplo, na capital paulista, os festejos natalinos começaram no dia 15 de dezembro, com os jovens e missionários católicos da Comunidade da Aliança da Misericórdia que levaram músicas e reflexões sobre o perdão para as adolescentes em internação provisória e internação sanção. Na última segunda-feira (18), o padre Nilo Massaaki Shinen, assessor da Pastoral do Menor na Região Episcopal Sé e vigário da Paróquia Santa Cecília, em conjunto com voluntários da Pastoral do Menor, conduziram uma missa no centro socioeducativo. No final, as jovens receberam chocotones de presente. A Pastoral do Menor é parceria do centro socioeducativo no PAR.

Nesta sexta-feira, no CASA Rio Tocantins, centro de internação provisória do Complexo do Brás, houve confraternização para os jovens, que decoraram o centro socioeducativo com motivos natalinos. A decoração foi elaborada durante as aulas do Projeto Explorando o Currículo (PEC), com os professores da escola vinculadora, a E.E. Padre Anchieta. Os docentes explicaram para os adolescentes sobre o simbolismo do Natal.

Ainda nesta sexta-feira, no litoral paulista, no município da Praia Grande, 49 familiares compareceram ao almoço de confraternização com os adolescentes em internação no CASA Praia Grande I. No CASA Guarujá também ocorreu o almoço natalino nesta sexta na quadra do centro socioeducativo, que ficou cheia de jovens e familiares confraternizando.

No último sábado (16), o almoço no CASA Taquaritinga uniu familiares e adolescentes em internação. O evento contou com música e entrega de lembrancinhas com a presença de um Papai Noel, representado pelo agente de apoio Emilio Batistella.

Já no domingo passado (17) foi realizado almoço natalino no CASA Rio Novo, em Iaras, que também contou com a presença dos familiares. O centro ganhou uma decoração especial, feita pelos adolescentes juntamente com os servidores.