Executiva da Fundação CASA

João Veríssimo Fernandes – Presidente da Fundação CASA

João Veríssimo Fernandes é advogado e ex-juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), onde atuou entre os anos de 1993 e 2015. Como magistrado, judicou em várias comarcas, dentre elas, a de Belo Horizonte.

Também foi juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) por 13 anos.

Antes de atuar na magistratura, aos 19 anos ingressou como escrevente no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), trabalhando no Fórum da cidade de Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo. Na Comarca exerceu diversos cargos, chegando a diretor de Serviços do Cartório do Terceiro Ofício, Infância e Adolescência.

Na área administrativa, atuou na área da Infância e juventude como coordenador do antigo Comissariado de Menores da Comarca de Mauá. Na ocasião, realizou ações sociais e preventivas em Mauá, com foco principalmente em adolescentes infratores e crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Em 2008, a Câmara Municipal de Mauá o agraciou com o título de “Cidadão Mauaense”, pelos relevantes serviços que prestou à comunidade.

Depois de deixar a magistratura em 2015, continuou sua atuação social e política, tendo sido secretário de Governo em Mauá, assessor especial na prefeitura de Santo André e secretário-geral e curador da Fundação ABC, mantenedora da Faculdade de Medicina do ABC.

Fernandes é natural de Santa Fé do Sul, no interior Oeste paulista, e se mudou para Mauá com a família em 1972, aos 10 anos de idade. Construiu parte considerável de sua história na cidade da Região Metropolitana de São Paulo.