Dimensão profissional

A Fundação CASA, em geral, recebe adolescentes com defasagem de idade- série e com histórico de abandono escolar. Durante o cumprimento da medida socioeducativa, o trabalho da equipe multidisciplinar é conjugado entre o ensino formal e os cursos de iniciação profissional.

No âmbito do ensino profissionalizante, o adolescente atendido tem acesso à qualificação profissional em diferentes áreas, também chamadas de arcos ocupacionais: administração, alimentação, artesanato, construção e reparos, telemarketing, informática, serviços, entre outros. Os cursos são ofertados por meio de parcerias, como com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) e OSCs.

Com carga horária mínima de 50 horas/aulas, a qualificação profissional abre novas possibilidades aos jovens, pois recebem informações sobre várias áreas de trabalho e fazem o primeiro contato com as profissões e o mundo do trabalho, para, após a desinternação, dar prosseguimento aos estudos na área escolhida.

A organização dos cursos leva em conta as especificidades regionais e do próprio adolescente, que é ouvido na escolha do curso que deseja fazer dentre as opções existentes no centro de atendimento socioeducativo, de acordo com o próprio plano individual de atendimento (PIA).

Além disso, os adolescentes com a escolaridade mínima exigida, e conforme o próprio PIA, participam tanto de vestibulinhos para cursos técnicos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) quanto de vestibulares para as Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

Confira mais informações sobre as dimensões da arte e cultura e do ensino profissionalizante no Caderno da Superintendência Pedagógica.