Arte, Cultura e Ensino Profissionalizante
Todos os adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA participam de oficinas de arte e cultura e de cursos de ensino profissionalizante. A gestão das ações nas áreas cabe à Gerência de Arte, Cultura e Ensino Profissionalizante (Gacep) da Fundação CASA.
Na dimensão da arte e cultura, os adolescentes na internação acessam diferentes linguagens, como teatro, música, cultura urbana e artes plásticas, além de visitas a equipamentos culturais. A ideia é promover atividades conectadas às várias manifestações culturais nacionais e internacionais, às quais muitos desses adolescentes jamais tiveram acesso. As oficinas acontecem duas vezes por semana, com uma hora e meia de duração cada, totalizando três horas semanais.
Nas aulas, os jovens têm contato com o conhecimento ligado ao universo da arte e cultura, trabalham com os conteúdos da arte-educação. O objetivo é promover a formação humana, com os olhos voltados à educação integral, tendo a cultura e a arte como conteúdos pedagógicos, construindo conhecimento, trazendo significado à prática e contextualizando a manifestação cultural em questão, indo além do aprendizado da técnica, como dançar ou cantar.
As oficinas são ministradas pelo Projeto Guri, da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, e por organizações da sociedade civil (OSC). Acontecem diversas oficinas, tais como teatro, dança, rádio, circo, hip hop (grafite, rap, street dance), literatura, fotografia, vídeo (oficina de audiovisual), fanzine (história em quadrinhos), capoeira, artes plásticas, entre outras. Também são realizadas atividades extras, como palestras com convidados, workshops e apresentações artísticas.