Jovens da Fundação CASA terão oportunidades de trabalho por meio de parceria

Ação faz parte do Programa de Pós-Medida da Fundação CASA em articulação com empresa e autoridades de Lins e de Cafelândia

Dois jovens que cumpriram medida socioeducativa no centro da Fundação CASA Rio Dourado, localizado na cidade de Lins, serão beneficiados com vagas no mercado de trabalho proporcionadas pela empresa Bracol, através do Programa de Pós-Medida e Empregabilidade.
A oportunidade foi gerada após uma reunião, realizada na última terça-feira (07/03), na sede da empresa Bracol Produtora e Comercializadora de Calçados de Segurança.

O evento contou com a presença dos representantes da Gerência de Pós-Medida da Fundação CASA, Paulo Henrique Lucas da Silva, Bruno Quennehen e Flavia Bacchi; do gerente de RH da Bracol, Thiago Honório de Oliveira, do vereador e articulador da parceria, Tutty Pereira, do Juiz da Comarca de Cafelândia, Otavio Santos Antunes, e da secretária de Assistência Social de Lins, Rita de Cássia de Freitas e da Diretora da Divisão Regional Oeste da Fundação CASA, Andreia Thomaz.

A parceria contemplará, inicialmente, dois jovens que serão incluídos no programa, sendo um da cidade de Lins e outro da cidade de Cafelândia.

Atualmente, estes dois municípios estão na etapa de assinatura do termo de cooperação para a implantação do Pós-Medida. Uma nova reunião sobre o programa está agendada para o dia 10 de abril.

Segundo indicou o gerente de RH da Bracol, Thiago Honório de Oliveira, os jovens, que serão contratados como aprendizes com a indicação do programa, devem começar a trabalhar na empresa a partir do dia 02/05, um dia após a celebração do Dia Internacional dos Trabalhadores, comemorado em 1º de maio.

Com a implantação do ‘Pós-medida’, serão executadas políticas públicas de acompanhamento de jovens e adolescentes egressos, estimulando novas oportunidades, como a formação acadêmica e a inserção profissional, bem como a participação na vida comunitária, garantindo os direitos fundamentais da inclusão e protagonismo social.

De acordo com o vereador Tutty Pereira, a inclusão desses jovens será um marco para a cidade. “Lins será uma das referências no Estado, para inclusão desses jovens”, destacou.

Segundo o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o programa de Pós-Medida é uma ferramenta importantíssima no processo de ressocialização. “Por meio das parcerias e dos atuais termos de cooperação, conseguimos encaminhar os adolescentes para o mercado formal e proporcionar novas oportunidades de futuro”, comentou o presidente.

Sobre o Programa de Pós-Medida
O programa de Pós-Medida tem como objetivo atender adolescentes e jovens do município, logo após cumprirem medidas socioeducativas em centros da Fundação CASA e receberem sua desinternação.

Eles serão acompanhados por uma equipe local, sendo estimulados a buscarem novas oportunidades, como uma formação acadêmica e/ou a inserção profissional, bem como a participação na vida comunitária, garantindo os direitos fundamentais da inclusão e do protagonismo social.
As tentativas de inserção no mercado de trabalho ocorrerão durante os primeiros seis meses desse acompanhamento. Outro objetivo do programa é evitar a reincidência em atos infracionais.

A iniciativa, inédita em âmbito nacional, foi instituída como programa em 2021, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e utiliza ações de suporte aos adolescentes e jovens nas áreas de assistência social, educação, saúde, capacitação e empregabilidade.
Atualmente, 63 municípios paulistas assinaram o acordo com a Fundação CASA para a implementação do Programa de Pós-Medida.