Centros da Fundação CASA no Litoral Norte e Vale do Paraíba recebem visita do presidente da Instituição

João Veríssimo Fernandes conversou com servidores adolescentes atendidos em Caraguatatuba, São José dos Campos e Jacareí

O novo presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, visitou na última quinta-feira (09), quatro centros socioeducativos no Litoral Norte e Vale do Paraíba: CASAs Caraguatatuba; Tamoios e Serra da Mantiqueira, em São José dos Campos; e Jacareí.

O objetivo foi observar pessoalmente a execução da medida socioeducativa nos locais, dialogando com servidores e os 131 adolescentes em atendimento.

João Veríssimo, que é juiz de Direito aposentado, assumiu a Presidência em janeiro, na gestão do governador Tarcísio de Freitas à frente do Governo do Estado de São Paulo.

Desde janeiro, o presidente da Fundação CASA tem visitado periodicamente os centros socioeducativos para analisar a execução das ações. Até agora foram 17 centros visitados, sendo 13 deles localizados na Região Metropolitana de São Paulo.

“Minha meta é visitar todos os 113 centros socioeducativos da Fundação CASA no Estado até o final de julho, para compreender a realidade local, pois isso também afeta a execução da política pública”, explicou João Veríssimo Fernandes.

Os quatro centros socioeducativos visitados oferecem, no total, 200 vagas na medida socioeducativa de internação, além dos programas de atendimento inicial, internação provisória e internação sanção.

Nos municípios de Caraguatatuba, São José dos Campos e Jacareí, a Fundação CASA já fechou termos de cooperação para a execução do programa de Pós-Medidas.

A política pública se direciona a acompanhar o jovem egresso da Instituição com extinção de medida socioeducativa pelo prazo de seis meses, assim como procurar a sua inserção no mercado de trabalho, seja na condição de aprendiz, estagiário, empregado ou empreendedor. A meta é diminuir a reincidência.