Fundação CASA de Mongaguá inaugura biblioteca para fomentar acesso de adolescentes à cultura
Batizado de “Sala do Conhecimento” pelos jovens do centro socioeducativo, espaço conta com mais de 120 livros nas mais diversas temáticas literárias
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Mongaguá inaugurou, neste mês de julho, sua nova biblioteca. Batizado de “Sala do Conhecimento” pelos próprios adolescentes que cumprem medida socioeducativa na unidade, o novo espaço, decorado com temas da cultura brasileira e painéis informativos sobre a história e a importância de autores nacionais, reúne mais de 120 obras de diversos gêneros literários.
O jovem Gabriel (nome fictício), que participou da cerimônia de inauguração da biblioteca junto de colaboradores da unidade e familiares dos jovens, expressou seu entusiasmo para frequentar o novo espaço de leitura e ressaltou a importância do local para a ampliação de horizontes e para sua formação integral. “A biblioteca é uma oportunidade valiosa para nosso desenvolvimento pessoal e educacional”, afirmou.
“O espaço representa um avanço significativo no nosso compromisso com a educação e o desenvolvimento dos adolescentes, oferecendo recursos e oportunidades para um futuro mais promissor”, ressalta o diretor do CASA Mongaguá, Flávio Ribeiro Sá Teles.
A biblioteca busca promover a leitura, a pesquisa e o aprendizado entre os adolescentes em internação.
“O entusiasmo dos adolescentes com a nova biblioteca é contagiante. É nosso papel, enquanto Estado, viabilizar oportunidades de mudança de futuro para esses jovens. Um espaço de aprendizado como esse é um exemplo de ação para ampliar horizontes e contribuir para a formação integral desses adolescentes”, reforçou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.