CASA Botucatu realiza workshop sobre restauração de faróis automotivos

Ação faz parte da agenda de férias escolares do centro socioeducativo

 

Cinco adolescentes em medida no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Botucatu participam na próxima sexta-feira e sábado (19 e 20/07), das 09h às 18h, de um workshop sobre o tema “Restauração de Faróis Automotivos”.

A iniciativa faz parte da agenda de férias escolares do centro. As aulas do ensino formal são alinhadas à grade curricular da rede estadual de ensino.

O workshop será orientado pelo agente de apoio socioeducativo, Rodrigo de Vechi, que possuí uma experiência prévia nesse ramo, de forma voluntária.

Durante a oficina, os adolescentes aprenderão todo o processo de recuperação de faróis, que envolve uma série de etapas, começando com a remoção e a limpeza profunda da superfície do farol.

Em seguida, são utilizadas lixas de diferentes graduações para remover o aspecto amarelado e devolver a transparência do item. Na sequência, ocorre o polimento da superfície.

O procedimento é finalizado com a aplicação de um selante de proteção, que ajudará a prolongar os resultados da restauração.

As aulas ocorrerão de forma teórica dentro da sala de aula, com o estudo das técnicas e de forma prática na garagem do centro, onde os adolescentes poderão aplicar seus conhecimentos em um veículo.

Essa é a segunda oficina do tipo realizada pelo centro socioeducativo. A primeira edição ocorreu nas férias de janeiro.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Isadora Regis Silva, o objetivo da ação é ampliar o leque de conhecimento dos adolescentes. “Inclusive, um dos jovens participantes vai atuar como auxiliar do Rodrigo, pois tem muito interesse em atuar nesse ramo e já havia participado da primeira edição do workshop”, disse.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destaca a importância desse tipo de atividade no cotidiano dos jovens. “Além de ser uma ação que amplia os horizontes desses adolescentes, os motiva a buscarem novos conhecimentos e até mesmo, conhecerem mais caminhos profissionais”, concluiu.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP