CASA Caraguatatuba tem curso profissionalizante na área náutica

Iniciativa inédita, em parceria com o Instituto Mar Atlântico, visa a proporcionar formação básica para inserção no mercado de trabalho da região

Sete adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Caraguatatuba, no Litoral Norte, participam da primeira turma do curso inédito de Introdução Profissionalizante na Área Náutica, realizado em parceria pelo Instituto Mar Atlântico. A aula inaugural acontece nesta terça-feira (11), às 14h, com o Comodoro Itzac Ben Kalesh, do Instituto.

O objetivo é fornecer capacitação profissional básica no setor náutico, para que os adolescentes tenham opções de atuação no mercado de trabalho da região.

O curso é uma iniciação profissional para adolescentes com idade a partir de 16 anos – a faixa etária participante está entre 16 e 19 anos –, para que tenham formação mínima que possibilite atuar em garagem de embarcações, marinas, comércio e manutenção de embarcações, dentre outras áreas do setor náutico.

A previsão é a formação ter 50 horas de duração, com aulas semanais centro socioeducativo, realizadas entre os meses de janeiro e março de 2022. Haverá emissão de certificado pelo Instituto.

“É uma oportunidade oferecer uma formação profissional aos adolescentes que condiz com um dos ramos de atuação local, pois se torna a possibilidade de ser mais um passo para um futuro digno”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

A proposta geral de formação do Instituto Mar Atlântico já foi apresentada aos adolescentes no centro socioeducativo em dezembro passado, quando o Comodoro também aplicou nos adolescentes um teste de cognição, inteligência, habilidades e competências.

Na aula inaugural, além de conhecer em detalhes a grade curricular do curso, os adolescentes receberão os resultados do teste.

A formação é dividida em seis módulos, com conteúdo teórico e prático que incluem, dentre outros, noções de navegação à vela, reparos em fibra de vidro, polimento de embarcações, carpintaria náutica, contabilidade e atendimento ao cliente.

Segundo o Instituto Mar Atlântico, no Litoral Norte paulista há cursos de formação profissional apenas para Marinheiros de Convés, oferecido pela Marinha do Brasil, e de habilitação náutica.