Fundação CASA inscreve 280 adolescentes no Enem PPL

Número de inscritos da Instituição sobe 75% em relação a 2020; provas acontecem nos dias 09 e 16 de janeiro

Um grupo de 280 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 75 centros da Fundação CASA, localizados em 39 cidades do Estado de São Paulo, estão inscritos para prestar a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (Enem PPL).

Em relação à edição de 2020, houve aumento de 75% no número de inscritos – na ocasião, foram 160 jovens habilitados para participar. As provas são aplicadas nos próximos dois domingos: dias 09 e 16 de janeiro.

O nível de dificuldade é o mesmo do Enem geral. Os jovens participantes da Fundação CASA cursam a 3ª série do Ensino Médio ou concluíram a etapa do ensino.

O Enem PPL é uma versão do Exame Nacional do Ensino Médio destinada a pessoas privadas de liberdade, sejam adultos do sistema prisional sejam adolescentes em medida socioeducativa de internação.

“O Enem é uma porta para a evolução educacional do adolescente, assim como uma continuidade à formação acadêmica para estarem ainda mais preparados para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade, longe da criminalidade”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Em janeiro, as provas acontecem dentro dos centros socioeducativos da Fundação CASA onde o adolescente cumpre a medida ou foi inscrito – caso tenha sido desinternado, poderá retornar para prestar o Exame. A aplicação fica a cargo de profissionais contratados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Exame.

No primeiro dia (09), a duração da prova será de 5 horas e 30 minutos. Já no segundo (16), o tempo para resposta será de 5 horas. Nos dois dias, caso o adolescente participante tenha solicitado atendimento especializado (em situações de deficiências visual e auditiva, entre outras previstas no edital), haverá tempo adicional de 60 minutos.

Educação na CASA

Na Fundação CASA, a educação escolar é realizada em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, seguindo conteúdo programático, calendário e material didático da rede pública estadual.

A preparação para o Enem PPL ocorre principalmente no período da aula, embora a equipe pedagógica de cada centro socioeducativo tenha autonomia para aplicar atividades de preparação extra, com auxílio de pedagogos ou agentes educacionais da própria Fundação.