Pinacoteca recebe jovens em internação no CASA Ônix

Na primeira saída cultural de 2022, três adolescentes participaram de visita monitorada ao mais antigo museu da capital

Três adolescentes de 18 anos, que cumprem medida socioeducativa no CASA Ônix, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo, visitaram nesta sexta-feira (18) a Pinacoteca de São Paulo, o mais antigo museu de arte do município, fundado em 1905.

Na primeira saída cultural do centro socioeducativo em 2022, os jovens participaram de visita guiada, tomando contato com parte do acervo de 11 mil peças do museu, cuja ênfase é a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade.

O foco da visitação foi a observação e compreensão de retratos, técnicas artísticas e narrativas sobre as figuras de Narciso e Eco, da mitologia grega.

Segundo o mito, a ninfa Eco (que a física moderna denominou como a reverberação do som) acompanhava o jovem e belo Narciso sem que ele percebesse sua presença, para admirar sua beleza. Como era tagarela, Eco foi punida pela deusa Hera para que repetisse as últimas palavras dos sons que ouvisse.

Um dia, Narciso suspeitou que era seguido e perguntou por quem estava próximo, tendo suas últimas palavras repetidas pela ninfa. Triste por não ver com quem dialogava, Narciso parou à beira de um lago e, pela primeira vez em sua vida, viu o próprio reflexo na água, enamorando-se por si ao pensar que aquela imagem era a da pessoa que havia lhe respondido. Ao longo da história, o mito é objeto de estudo de diversas áreas, incluindo a arte.

Na Pinacoteca, além de ter acesso a obras que traduziram esse mito, os adolescentes ainda tiveram experiência de leitura de imagens, de forma a expressar diversas questões sociais, como preconceito, silenciamento e desigualdade.

A visitação dos jovens foi acompanhada pela agente educacional Sandra Ribeiro Sanchez, além dos agentes de apoio socioeducativo Paulo Mardovick e Sueli Aparecida Albertini e do agente da equipe de Suporte Sérgio Ferreira Oliveira.