Já fez o recadastramento digital e prova de vida?

Servidores da Fundação CASA tem até o dia 30 de abril para fazer os procedimentos pelo SOU.SP.GOV.BR

Os servidores da Fundação CASA, assim como todos aqueles da administração pública estadual direta e indireta, precisam realizar o recadastramento digital e a prova de vida até o dia 30 de abril, por meio do aplicativo SOU.SP.GOV.BR, para celular com sistemas Android ou iOS, ou pelo Portal Recad, o Portal do Recadastramento Digital.

O prazo foi prorrogado pelo governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por meio do Decreto nº 68.385, e informado pela Divisão de Recursos Humanos (DRH) da Fundação CASA no Comunicado DRH nº 015/2024. O prazo inicial para fazer os procedimentos era o dia 17 de março.

A nova forma de recadastramento e prova de vida foi implementada pelo Decreto nº 68.306/2024 do Governo do Estado de São Paulo, editado no dia 16 de janeiro deste ano, e oficializada na Fundação CASA pelo Comunicado DRH nº 010/2024. Segundo o Decreto, o servidor que não fizer o recadastramento anual e a prova de vida terá o vencimento ou remuneração suspenso.

Para os procedimentos, é necessário utilizar o login e senha da conta GOV.BR previamente cadastrada pelo servidor junto ao governo federal. O sistema exige que a conta GOV.BR tenha pelo menos nível prata, sendo também aceita aquela no nível ouro. Caso a sua conta GOV.BR ainda seja nível bronze, será preciso aumentar o nível para prata ou ouro, seguindo o passo a passo indicado pelo aplicativo do governo federal.

Pelo novo meio, não é mais necessário realizar recadastramento anual no mês de aniversário. Os servidores que nasceram no mês de janeiro e que realizaram o recadastramento pelo procedimento antigo também devem fazer o novo recadastramento digital e prova de vida.

Como fazer

Baixe o app SOU.SP.GOV.BR pela sua loja de aplicativos do celular, instale-o e, em seguida, faça o login utilizando a sua conta GOV.BR – são solicitados o número de CPF e a senha cadastrada no aplicativo do governo federal.

Depois de entrar no SOU.SP.GOV.BR, basta seguir o passo a passo indicado para tanto realizar o recadastramento digital quanto a prova de vida. Para esta última, o aplicativo faz fotos para reconhecimento facial, de forma a comprovar o estado de vida do servidor.

Pelo Portal Recad, também com o uso do login e senha da conta GOV.BR, o servidor realiza apenas o recadastramento digital. A prova de vida é realizada exclusivamente por meio do aplicativo de celular do SOU.SP.GOV.BR.

Sobre a conta GOV.BR

A GOV.BR é uma plataforma digital de relacionamento do governo federal com os cidadãos, que permite acesso a diversos serviços federais.

Caso o servidor não tenha a conta ainda ativa, é necessário criar uma, baixando o app GOV.BR para celulares a partir da loja de aplicativos para sistemas Android ou iOS. Para gerar a conta, é preciso utilizar o número do CPF e ter endereço de e-mail e número de celular para o cadastro.

Faça o download do passo a passo sobre o recadastramento e a prova de vida elaborado pelo Governo do Estado.

Leia a íntegra do Comunicado DRH nº 015/2024, sobre a prorrogação do prazo.

Acesse também o Comunicado DRH nº 010/2024, que ainda traz um tira-dúvidas e um passo a passo para os procedimentos.