Adolescentes da Fundação CASA de Praia Grande conhecem Museu da Língua Portuguesa

Aprendizado sobre raízes culturais e experiências inéditas marcam visita de jovens à capital paulista

Jovens observam um mapa-múndi destacando os países de língua portuguesa em uma visita ao Museu da Língua Portuguesa.
Jovens exploram as conexões globais da língua portuguesa no Museu da Língua Portuguesa, onde a riqueza cultural do idioma é destacada (Divulgação/FCASA)

Cinco adolescentes da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Praia Grande I visitaram o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, na última sexta-feira (29/11). A atividade destacou a riqueza da língua portuguesa e suas influências africanas e indígenas, promovendo aprendizado e novas vivências culturais.

Os jovens assistiram a um filme sobre a colonização do Brasil, interagiram com um dicionário digital que explicava a origem e os significados das palavras e participaram de uma exposição sobre termos de origem africana, como “axé” e “moleque”. Uma roda de conversa mediada por monitores aprofundou o entendimento sobre as raízes culturais da língua.

O diretor do CASA Praia Grande I, Paulo Pereira de Sá, destacou o impacto da experiência: “Descobrir a diversidade da língua portuguesa e suas contribuições indígenas e africanas foi transformador para eles”.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, ressaltou o valor da iniciativa: “Atividades culturais como essa ampliam horizontes e fortalecem o papel da educação na transformação dos jovens”.

A visita ao Museu da Língua Portuguesa deixou impressões duradouras nos adolescentes, que expressaram entusiasmo e curiosidade sobre o universo linguístico e cultural. A iniciativa reafirma o compromisso da Fundação CASA em oferecer experiências educativas que impactem positivamente o desenvolvimento dos jovens.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP