Recadastramento digital e prova de vida têm suporte para servidor

De acordo com o Comunicado DRH nº 024/2024, em situações específicas é possível agendar atendimento nos postos do Poupatempo

Por meio do Comunicado DRH nº 024/2024, a Divisão de Recursos Humanos (DRH) da Fundação CASA informa que, em alguns casos, o Governo do Estado de São Paulo oferece suporte do Poupatempo para os servidores estaduais da administração direta e indireta realizar o recadastramento digital e a prova de vida.

Podem utilizar o suporte os servidores que se encontrem em uma das duas hipóteses previstas: quando encontrar dificuldade para realizar o recadastramento em qualquer de suas etapas; ou quando não conseguir realizar a prova de vida por não ter biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e estiver impossibilitado de realizar a coleta ou atualiza-la, não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Registro Geral (RG) do Estado de São Paulo.

De acordo com o documento, o servidor poderá obter o suporte presencial nas unidades do Poupatempo para a conclusão do recadastramento, mediante agendamento pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, disponível nas lojas Google Play, para sistema Android, e App Store, para sistema iOS.

Caso o servidor tenha incapacidade absoluta de realizar os procedimentos – como nos casos daqueles acamados ou em restrição de liberdade –, o Comunicado indica como os gestores dos locais de trabalho, ou seja, da lotação, deverão proceder.

O Comunicado da DRH se baseia no Comunicado Conjunto SSCTI/UCRH nº 001/2024, da Unidade Central de Recursos Humanos (UCRH) e da Subsecretaria de Serviços ao Cidadão, Tecnologia e Inovação (SSCTI).

O prazo para o recadastramento digital e a prova de vida termina no dia 30 de abril, após sofrer prorrogação – a data inicial era até 17 de março. Os servidores da Fundação CASA, assim como todos que atuam na administração pública direta e indireta do Governo do Estado de São Paulo que não necessitarem do suporte, devem fazer os procedimentos pelo aplicativo SOU.SP.GOV.BR, para celular com sistemas Android ou iOS, ou pelo Portal Recad, o Portal do Recadastramento Digital.

O servidor que não fizer o recadastramento anual e a prova de vida terá o vencimento ou remuneração suspenso.

No aplicativo SOU.SP.GOV.BR ou no Portal Recad, é necessário utilizar o login e senha da conta GOV.BR previamente cadastrada pelo servidor junto ao governo federal.

O sistema exige que a conta GOV.BR tenha pelo menos nível prata, sendo também aceita aquela no nível ouro. Caso a sua conta GOV.BR ainda seja nível bronze, será preciso aumentar o nível para prata ou ouro, seguindo o passo a passo indicado pelo aplicativo do governo federal.

Leia a íntegra do Comunicado DRH nº 024/2024, sobre o suporte para o recadastramento digital e a prova de vida.

Faça o download do passo a passo sobre o recadastramento e a prova de vida elaborado pelo Governo do Estado.

Leia a íntegra do Comunicado DRH nº 015/2024, sobre a prorrogação do prazo.

Acesse também o Comunicado DRH nº 010/2024, que ainda traz um tira-dúvidas e um passo a passo para os procedimentos.