Jovem bauruense vence Torneio de Luta de Braço do CASA Bauru

Evento contou com presença do presidente da Confederação Brasileira de Luta de Braço e do pentacampeão mundial da modalidade

O jovem Carlos (nome fictício), de 19 anos, que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA Bauru, na cidade do interior paulista, venceu a primeira edição do Torneio de Luta de Braço, promovido no centro socioeducativo da Fundação CASA. O evento, ocorrido na última sexta-feira (12), resulta de um projeto proposto pela equipe do CASA Bauru e desenvolvido em conjunto com o pentacampeão mundial da modalidade, Fábio Manfrinato, conhecido como Fabinho, esportista e farmacêutico bauruense.

Manfrinato compareceu ao lado presidente da Confederação Brasileira de Luta de Braço (CBLB) e vice-presidente da Confederação Sul-Americana de Luta de Braço, Marcio Moreira, da cidade de Capivari e de outros dois representantes da entidade, Felipe Rafael da Silva e Kléber Cristiano Piovezan.

O Torneio teve a participação de 28 adolescentes em internação no local, com idades entre 16 e 20 anos. Eles foram divididos em cinco chaves baseadas no peso dos jovens, além de diferenciar os braços: direito, para os destros, que contou com quatro chaves, e esquerdo, para os canhotos em chave única e livre. A diferença de peso entre as chaves dos destros foi de 10kg, iniciando com a chave de 50 kg a 60 kg e terminando com a chave de 80 a 90 kg.

As disputas iniciais ocorreram nas chaves. Os ganhadores de cada uma seguiram para a classificatória geral. Além da primeira colocação geral ficar para um morador local, outros dois adolescentes originários de Bauru conquistaram o segundo e terceiro lugares entre todos os ganhadores das chaves. Um jovem de Agudos ficou na quarta colocação e um quarto adolescente de Bauru recebeu a honra ao mérito.

Os quatro primeiros colocados levaram medalhas sustentadas por cordões elaborados pela Confederação Brasileira de Luta de Braço.

Antes das disputas, o presidente da CBLB, Marcio Moreira, conversou com os jovens por cerca de 30 minutos, destacando a importância do esporte na sua trajetória pessoal. “Ele nasceu na comunidade e o esporte o ensinou a superar obstáculos na vida”, contou o diretor do CASA Bauru, Marcello Rossini, que acompanhou todo o Torneio.

A ideia para o Torneio interno surgiu após uma palestra motivacional realizada por Fabinho para os adolescentes no final do mês de fevereiro, quando apresentou a modalidade. O profissional de Educação Física Adriano Santos Figueiredo, que atua no centro de atendimento, organizou todo o processo e a realização do evento. No dia, o Torneio contou ainda com participação de árbitro da Confederação.

Para o diretor do CASA Bauru, o Torneio contribuiu para os adolescentes conhecerem e se aprofundarem na modalidade. “Os garotos viram que há outros esportes além daqueles tradicionalmente conhecidos, o que ajuda a quebrar paradigmas”, avaliou Rossini. “Também foi um meio de observarem como o esporte e a disciplina são propulsores de novos horizontes e oportunidades para a vida.”

Conhecida popularmente como “Braço do Ferro” ou “Queda de Braço”, a modalidade foi oficializada no Brasil no ano de 1994, quando foi fundada a Confederação Brasileira de Luta de Braço, após superar diversos preconceitos, tratando as competições e os atletas com seriedade. No exterior, a modalidade é conhecida como armwrestling (queda de braço, em inglês), e conta com uma organização global, a World Armwresteling Federation (WAF), criada em 1977.