Jovens dos CASAs Topázio e Itaquera participam de ações do Outubro Rosa

Equipes pedagógicas se envolveram em atividades de conscientização sobre diagnóstico e prevenção ao câncer de mama

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Itaquera, assim como aqueles estão no programa de internação provisória no CASA Topázio, ambos na cidade de São Paulo, participaram de diversas atividades pedagógicas em alusão à campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.

Em comum, as ações tiveram como foco a conscientização dos jovens – e, por consequência dos familiares – sobre as características da doença e as estratégias preventivas que podem ser tomadas, como o autoexame e a realização de mamografia.

No CASA Topázio, em turmas distintas, a equipe pedagógica ministrou palestras para os jovens, servidores e familiares. As palestras para os adolescentes duraram cerca de uma hora cada.

Nas aulas da educação escolar, dentro do Projeto Explorando o Currículo (PEC), com a escola vinculadora E.E. Padre Anchieta, os adolescentes confeccionaram cartões e bottons alusivos ao tema, entregues aos familiares durante as visitas presenciais.

As famílias, em especial as mães, também foram o público-alvo. Na reunião familiar, ocorrida no dia 26 de outubro, a equipe pedagógica orientou, por meio de palestra, sobre os cuidados preventivos. Também foi entregue uma lembrança, preparada pelos adolescentes.

“Quisemos orientar sobre formas de prevenção, os fatores de risco e como realizar o autoexame para que cada familiar possa conhecer os sinais e, se necessário, procura detectar a doença de forma precoce”, explicou a diretora do CASA Topázio, Rosangela Lima Marinelli.

Segundo o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, estender a iniciativa de orientação à família colabora na execução da medida socioeducativa. “Precisamos que os familiares estejam próximos dos adolescentes, participando do processo”, afirmou o secretário da Justiça.

No CASA Itaquera, a estratégia foi a conscientização, em turmas distintas, por meio de roda de conversa entre os adolescentes e a agente educacional Leonora Leão. Durante duas horas, a servidora discutiu a realidade da doença no país, as suas características, formas de identificação precoce e a necessidade do autoexame.

Depois, os jovens colocaram o aprendizado no papel com a elaboração de cartões, assim como lembrancinhas elaboradas durante oficina – o laço rosa da campanha, com a mensagem “Prevenir é um ato de amor”, e uma caneta vermelha –, posteriormente entregues aos familiares durante visita presencial.