Centros da DRVP discutiram prevenção ao câncer de mama

Com o mote da campanha Outubro Rosa, adolescentes não só aprenderam sobre prevenção como também conscientizaram familiares

Quem aprende também pode ensinar. A partir desse princípio, adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Guayí, em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, e Caraguatatuba, no Litoral Norte, participaram, ao longo do mês de outubro, de atividades pedagógicas relacionadas ao Outubro Rosa, a campanha sobre prevenção ao câncer de mama.

Nos dois centros socioeducativos da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP), as equipes multidisciplinares investiram o tempo e as ações em conscientizar os jovens sobre a importância do autocuidado para, no final, eles transmitirem pessoalmente a mensagem a seus familiares, em geral nos momentos de visita presencial ou pela videochamada.

No CASA Caraguatatuba, o Outubro Rosa foi tema transversal, objeto de debates e elaboração de cartazes e mensagens sobre prevenção espalhadas em painéis no espaço socioeducativo.

Os bate-papos de conscientização dos adolescentes aconteceram nas aulas da educação escolar – com os professores da escola vinculadora E.E. Ismael Iglesias –, nas oficinas de arte e cultura, nas aulas de Educação Física e até mesmo no atendimento psicossocial individualizado.

Depois, os jovens, conscientes da importância da temática, transmitiram as informações para seus familiares, independentemente do gênero, durante as videochamadas e nas visitas presenciais.

“Nas visitas familiares presenciais, os servidores também abordaram individualmente as famílias, para esclarecer sobre a importância dos cuidados e do autoexame”, explicou a diretora do CASA Caraguatatuba, Luciana Guagliano de Lucca.

Para o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, as datas temáticas são instrumentos pedagógicos. “Temas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul possibilitam discutir de forma transversal questão importantes para a saúde dos adolescentes e seus familiares”, avaliou o secretário da Justiça e Cidadania.

Já no CASA Guayí, não só a prevenção ao câncer de mama como também ao de próstata – em alusão à campanha Novembro Azul – foram objetos de quatro oficinas do agente educacional Anderson da Silva, que discutiu, no contraturno escolar, o quadro da doença, sintomas, cuidados necessários e a importância da realização dos exames preventivos.  O conteúdo se transformou em cartazes elaborados pelos adolescentes.

Em uma das visitas presenciais, a profissional de Educação Física Danielly Frazão Bicalho debateu a importância do diagnóstico de câncer de mama com 15 familiares, exibindo, ainda, um vídeo explicativo sobre como realizar o autoexame e os cuidados preventivos necessários.