Jovens do CASA Vila Leopoldina participam de circuito de HIIT

Atividade diferenciada de Educação Física contou com apoio de assessoria esportiva em ação voluntária

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Vila Leopoldina, na cidade de São Paulo, gastaram energia e calorias no circuito de HIIT, realizado voluntariamente pela assessoria esportiva Camilo Lira, no centro socioeducativo da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO).

A atividade de Educação Física diferenciada ocorreu em turmas, com até 14 adolescentes cada, na última sexta-feira (29/10). O foco foi proporcionar uma modalidade mais individual, que levasse mais intensidade da prática esportiva, mas sem descuidar da necessidade de cada adolescente.

“Cada treino teve até 35 minutos de duração, contando todas as etapas, e participaram os adolescentes sem restrição de prática de atividade física”, explicou o diretor do CASA, Alisson Barros da Silva. As profissionais de Educação Física da assessoria esportiva, Karina da Costa Pinto e Vanessa Camilo Machado, orientaram e supervisionaram os adolescentes durante toda a prática.

O circuito de HIIT (sigla em inglês para High Intensity Interval Training ou, em tradução livre, treinamento intervalado de alta intensidade) é uma modalidade esportiva que combina exercícios físicos individuais, em estações distintas, com repetições no tempo de um minuto e troca entre as estações.

O tempo de atividade, no total, é de 30 minutos: 20 nas estações e os outros 10 a 15 minutos para, respectivamente, o aquecimento e o desaquecimento.

A modalidade é indicada para os praticantes que pretendem emagrecer em espaço de tempo mais curto, por causa da intensidade das atividades, assim como definir a musculatura e melhorar o condicionamento.