Jovens dos CASAs São Carlos e Araraquara visitam museus na capital paulista

Oito adolescentes mergulharam em exposições no Instituto Moreira Salles e no Itaú Cultural

Como parte das atividades das férias escolares e proporcionando acesso à cultura, oito adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Araraquara e São Carlos, no interior paulista, visitaram na última quinta-feira (1º) exposições artísticas no Instituto Moreira Salles (IMS) e no Itaú Cultural, na cidade de São Paulo.

Os jovens, acompanhados de agentes educacionais e agentes de apoio socioeducativo, acordaram cedo e viajaram cerca de 300 quilômetros para vivenciar gratuitamente esse circuito cultural, nas parcerias que os setores educativos do IMS e do Itaú Cultural mantêm com a Gerência de Arte, Cultura e Ensino Profissionalizante (Gacep) da Fundação CASA.

As visitas foram guiadas com educadores dos equipamentos culturais. Na primeira parada de manhã no Instituto Moreira Salles, na icônica avenida Paulista, os oito jovens percorreram a exposição “Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou”, que reconstitui a cena entre os anos de 1910 e 1940 que consolidou o samba urbano no mundo.

A experiência também passou pela contemplação do vai e vem frenético da avenida Paulista, uma das mais famosas do país e com 132 anos de história, no momento em que o grupo se deslocou para o Itaú Cultural, localizado na mesma via.

Na segunda parada, os adolescentes e os servidores se atentaram às explicações do educador local durante as visitas à ocupação às exposições “Ocupação Machado de Assis”, sobre um dos maiores escritores brasileiros e fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL), e “Brasiliana Itaú”, do acervo permanente, que traz pinturas, tridimensionais, desenhos e outras artes que exploram cinco séculos da história brasileira.

A ação aproveita o período de férias escolares nos centros de atendimento da Fundação CASA para proporcionar novas experiências e vivências aos adolescentes em internação. As aulas da educação escolar na Instituição acontecem parceria com a Secretaria de Estado da Educação, seguindo calendário e conteúdo programático da rede pública estadual.

Entre janeiro e fevereiro, 437 adolescentes em internação ou semiliberdade em 60 centros de atendimento da Fundação CASA em 35 municípios, estavam previstos para visitar, presencialmente ou a distância, diversos equipamentos culturais paulistanos. Além do IMS e o Itaú Cultural, estão na lista o MIS Europa, MIS Experience, Museu Afro Brasil, Museu Catavento, Paço das Artes e Pinacoteca do Estado. As aulas na rede pública estadual retornam no dia 15 de fevereiro.