Servidores da Fundação CASA devem fazer recadastramento digital e prova de vida

Comunicado DRH nº 010/2024 trata da obrigatoriedade das medidas, a serem realizadas até 17 de março

A Divisão de Recursos Humanos (DRH) da Fundação CASA divulgou nesta quinta-feira (1º de fevereiro) o Comunicado DRH nº 010/2024, em que trata da obrigatoriedade de todos os servidores da Instituição de realizar o recadastramento digital e fazer a comprovação de vida por meio do aplicativo Sou.SP.Gov.Br, para celular com sistemas Android ou iOS, ou pelo Portal Recad. O prazo termina no dia 17 de março de 2024.

O novo procedimento para os servidores do Estado de São Paulo foi instituído por meio do Decreto nº 68.306/2024, que prevê ainda a suspensão dos vencimentos ou salários caso não seja efetuada a prova de vida e o recadastramento digital. O novo meio substitui totalmente o recadastramento anual, que o servidor tinha de realizar no mês do aniversário.

Segundo o Comunicado, ainda que os servidores nascidos no mês de janeiro já tenham realizado o recadastramento anual em 2024, será necessário refazer a comprovação de vida e o recadastramento digital.

Para realizar o recadastramento digital e a prova de vida pelo aplicativo, é necessário baixar o app Sou.SP.Gov.Br pela sua loja de aplicativos do celular e logar utilizando a sua conta gov.br. Para a ação, é necessário que a conta seja, no mínimo, nível prata.

Pelo app, o servidor consegue tanto realizar o recadastramento digital quanto a prova de vida – para esta última, o aplicativo faz fotos para reconhecimento facial.

Pelo Portal Recad, também com o uso do login e senha da conta gov.br, o servidor realiza apenas o recadastramento digital. A prova de vida é exclusiva por meio do aplicativo Sou.SP.Gov.Br.

A gov.br é uma plataforma digital de relacionamento do governo federal com os cidadãos, que permite acesso a diversos serviços federais. Caso o servidor não tenha a conta ainda ativa, é necessário criar uma, baixando o app gov.br para celulares a partir da loja de aplicativos para sistemas Android ou iOS. Para criar a conta, é preciso utilizar o número do CPF e ter endereço de e-mail e número de celular para o cadastro.

No Comunicado, a DRH disponibiliza um passo a passo para os procedimentos, assim como um tira-dúvidas.

Leia a íntegra do Comunicado DRH nº 010/2024.