CASA Rio Preto recebe ação de cidadania e roda de conversa do Instituto Recomeçar

Iniciativa teve como objetivo facilitar emitir carteiras de trabalho digitais e debater questões sobre recomeço, oportunidades e desafios

Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no centro da Fundação CASA de Rio Preto (DRO) participaram na última quinta-feira (01/02) de uma ação de cidadania e de uma roda de conversa promovida por meio de uma parceria do CASA com o polo regional do Instituto Recomeçar.
Durante a ação de cidadania, 10 jovens tiveram a oportunidade de emitirem suas carteiras de trabalho digitais. O objetivo foi facilitar acesso deles a esses documentos, que são necessários para o começo da vida laboral.
Após isso, o polo regional do Instituto promoveu uma roda de conversa sobre o tema “Oportunidades e Desafios para o Recomeço” com os adolescentes.
A iniciativa foi mediada pelo coordenador do polo, Cassiano Cestari Figueiredo e pelo educador social, Elias Carlos Leite de Souza.
Durante o bate-papo, foram trabalhadas com os adolescentes algumas questões como autoestima, planejamento de vida, motivação e superação.De acordo com o diretor do CASA Rio Preto, Alexandre de Assis Souza, a visita dos representantes do instituto foi muito positiva. “A carteira de trabalho é um documento essencial para esses jovens, e a roda de conversa promoveu uma grande interação, onde eles contribuíram com suas experiências, além de tirarem dúvidas e falarem de suas expectativas para o futuro”, acrescentou.
O Instituto Recomeçar é uma organização da sociedade civil voltada para a reinserção e qualificação profissional de pessoas egressas dos sistemas prisional e socioeducativo.