Jovens do CASA Tamoios conhecem empreendimento sustentável

Três adolescentes visitaram fabricante de produtos orgânicos baseados em matéria-prima da Mata Atlântica

Cambuci, uvaia e juçara são palavras que entraram para o vocabulário e o paladar de três adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Tamoios, em São José dos Campos, na última terça-feira (31/01), quando visitaram a Agroasmussen, em empreendimento agroecológico na cidade de Natividade da Serra, especializado no cultivo e fabricação de produtos orgânicos com matéria-prima originária da Mata Atlântica.

A empresa, pertencente à família Asmussen, funciona desde o final da década de 1990 e utiliza a sustentabilidade no seu processo produtivo. Seus produtos são certificados como orgânicos pela IBD certificações, a maior certificadora de produtos orgânicos da América Latina.

A pequena fábrica produz picolés, geleias, chutney e outros produtos à base de frutas como cambuci, juçara e uvaia, comercializados no Brasil e em outros países. A visitação foi guiada pela proprietária Camilla Bülow Asmussen, dinamarquesa que vive no Vale do Paraíba desde 1991.

Apesar de serem moradores de cidades no Vale do Paraíba, os três jovens visitantes, de 17 e 18 anos de São José dos Campos, Caçapava e Guaratinguetá, desconheciam a área de Mata Atlântica. A visita foi um momento para não só desbravarem a região, como também observarem a aplicação daquilo que parece apenas uma teoria sobre consciência ambiental.

De acordo com o diretor do CASA Tamoios, Ricardo Galdino de Sousa, a visitação começou pela fábrica, onde os proprietários explicaram o processo de manufatura e mostraram a câmara fria e outras áreas. Os adolescentes tanto manusearam os equipamentos quanto experimentaram os sorvetes resultantes da produção.

Depois, seguiram para a fazenda da propriedade, na área da represa no município, onde cultivam parte das matérias-primas. Os adolescentes viram a plantação de cambuci e até colheram a fruta da árvore e experimentaram in natura.

Além de cultivar as frutas e plantas usadas na fabricação, a família Asmussen ainda as adquire de pequenos produtores sustentáveis certificados da região.

“Foi um grande aprendizado, cuja oportunidade surgiu a partir do contato que tivemos com a família durante o Fórum de Desenvolvimento Econômico, quando eles expunham o que produziam em uma das áreas destinadas aos empreendedores locais”, lembra o diretor, que acompanhou a visitação ao empreendimento.

Em novembro do ano passado, nove adolescentes dos CASAs Tamoios, Jacareí e Semiliberdade de São José dos Campos participaram do Fórum de Desenvolvimento Econômico 2022, sobre investimento regional e empreendedorismo, realizado pela prefeitura de Jacareí no Complexo Educacional Paulo Freire.

Segundo Sousa, a atividade externa serviu para mostrar como a consciência ambiental se manifesta na prática, seja por meio de um negócio ou mesmo de iniciativas individuais.

“Desde outubro passado temos uma horta no centro socioeducativo, em que todos os adolescentes, em rodízio, auxiliam nos cuidados e cultivo”, conta o diretor do CASA Tamoios. Atualmente a pequena plantação tem beterraba, tomate, salsa, coentro e até plantas alimentícias não convencionais (PANC), como o peixinho.

O agente de apoio socioeducativo Vinícius Rodrigues e o coordenador de equipe Luciano Bezerra acompanharam a visitação, previamente autorizada pelo Poder Judiciário.