Jovens atendidos no Vale do Paraíba participam do FDE 2022

Nove adolescentes em internação e semiliberdade assistiram a palestras e interagiram no Fórum de Desenvolvimento Econômico em Jacareí

Nove adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação e semiliberdade nos CASAs Jacareí, Tamoios (em São José dos Campos) e Semiliberdade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, participaram na última quinta-feira (10) do Fórum de Desenvolvimento Econômico 2022 (FDE), promovido pela Prefeitura de Jacareí no Complexo Educacional Paulo Freire.

Os jovens assistiram a palestras sobre investimentos e empreendedorismo, além da banda do Exército. Eles ainda experimentaram simuladores de corrida e voo e produtos de empreendedores da região, assim como conheceram cursos oferecidos pela Faculdade de Tecnologia (Fatec).

Dois deles, de 15 e 17 anos, internados no CASA Tamoios, aproveitaram para se inscrever no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) em busca de integrar processos seletivos para estágio ou aprendizagem. Todos os adolescentes participantes estão no 9º ano do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio.

Segundo o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, foi uma oportunidade de proporcionar a convivência comunitária e o networking para os jovens. “São ações como essas, que as equipes multidisciplinares ajudam a proporcionar, que podem inspirá-los a traçar um futuro diferente”, avalia o secretário.

“Quisemos mostrar a eles que existe um mundo de possibilidades maior do que imaginam”, afirma o diretor do CASA Tamoios, Ricardo Galdino de Sousa. “Os rapazes nos disseram que não foram tratados com preconceito, que se sentiram como qualquer outra pessoa que estava no local”, conta o diretor. “Atingimos o nosso objetivo de eles se verem com equidade na convivência em sociedade.”

O Fórum reuniu a comunidade empresarial de Jacareí e região, assim como entidades, sociedade civil organizada e instituições de ensino. O foco foi fomentar novos negócios, debater estratégias para o futuro e fortalecer o empreendedorismo, de forma a construir uma cidade mais forte economicamente e apta a atrair investimentos.

Com informações da Prefeitura de Jacareí