Jovens do CASA Rio Preto concluem projeto experimental sobre arte e cultura

Atividades envolveram visitas à ambientes culturais, literários e artísticos da cidade, e foram realizadas em parceria com a Vara da Infância e Juventude e a Secretaria de Cultura da cidade de Rio Preto

Um grupo de 11 jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA São José do Rio Preto (DRO) concluíram nesta última semana uma série de atividades culturais de um projeto experimental chamado “Projeto Pardal”.

A ação tem como objetivo incentivar esses adolescentes a participarem de ambientes e atividades culturais, literárias e artísticas da cidade, como a visitação à exposições, museus, bibliotecas, incentivo à leitura e reflexões sobre livros.

O projeto contou com apoio da Vara da Infância e Juventude da Comarca S.J.do Rio Preto, por meio do juiz da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, e da Secretaria Municipal de Cultura, que é responsável por alguns dos equipamentos visitados pelos adolescentes, como a Biblioteca Pública Municipal “Dr. Fernando Costa”, o Museu de Arte Primitivista “José Antônio da Silva”, os Núcleos de Artes e Cultura, a Casa de Cultura “Dinorath do Valle”, o Museu de Arte Naif (MAN), o Arquivo Público Municipal, a Hemeroteca Pública “Dário de Jesus” e os Teatros Municipais “Humberto Sinibaldi” e “Nelson Castro”.

Durante dois meses, além das visitas aos espaços culturais citados, os jovens da Fundação CASA também participaram de ações como palestras, aulas de artes plásticas, lançamentos de livros e de uma reflexão sobre a obra “O sonho de um homem ridículo”, do escritor russo Fiódor Dostoiévski, que foi realizada pelo próprio juiz da Infância e Juventude, Evandro Pelarin.

Os jovens também escreveram cartas, onde fizeram uma análise sobre o livro, além de dedicarem um espaço para exporem suas expectativas sobre quando obtiverem a liberdade.

Outra ação realizada com os adolescentes é o acesso ao acervo da Biblioteca Móvel da Secretária da Cultura, onde, quinzenalmente, são disponibilizados para o empréstimo novos livros, como em uma biblioteca tradicional, porém, os exemplares são transportados dentro de um micrônibus.

De acordo com o coordenador pedagógico do CASA, Matheus Chagas Garcia Sant’Ana, o projeto piloto foi muito bem sucedido. “Agora, aguardamos a assinatura do Termo de Cooperação, para podermos ampliar o projeto para mais adolescentes no centro socioeducativo”, concluiu.