Jovens do CASA Juquiá têm oficina com pentacampeão brasileiro do skate

Fera na modalidade freestyle, Rene Shigueto mostrou algumas manobras na modalidade que utiliza apenas o solo

Um grupo de 12 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Juquiá, no Complexo do Brás, em São Paulo, ficaram vidrados na aula com as manobras da modalidade freestyle ensinadas pelo skatista Rene Shigueto, pentacampeão brasileiro na modalidade.

O aprendizado ocorreu na última sexta-feira (10), durante a oficina que o skatista e fotógrafo Hélio Greco ministra voluntariamente no centro socioeducativo, de forma periódica desde o início deste ano. O freestyle é uma modalidade de skate que utiliza apenas o chão liso como suporte para as manobras, sem rampas ou outros recursos.

“O (Rene) Shigueto possui um vasto conhecimento de skate e leva-lo, assim como outros profissionais, é um meio de proporcionar a vivência e a troca de experiência deles com os jovens”, explica Greco.

Entre manobras e bate-papo, o pentacampeão contou sobre sua trajetória e as oportunidades que o skate proporcionou para que traçasse uma carreira profissional e mudasse de vida.

“Tanto ele (Rene Shigueto) quanto outros profissionais que levei nas oficinas gostaram muito das experiências com os adolescentes, porque é da essência do skate a amizade, a união, a família e a solidariedade”, afirma o skatista e fotógrafo.

Além do pentacampeão do freestyle, também já participaram das oficinas os skatistas Alexandre ZikkZira e Ragueb Rogério, profissionais na modalidade street e reconhecidos no mundo do skate.

Para o coordenador pedagógico do CASA Juquiá, Adriano Barbosa de Oliveira, as oficinas de Greco proporciona diferentes oportunidades para os jovens participantes.

“Os adolescentes acabam acessando um mundo até então desconhecido e que achavam não poder ter acesso, passando a ver como uma possibilidade de esporte e superação das próprias dificuldades”, avalia Oliveira.