Jovens da Fundação CASA em Osasco concorrem a vagas em programa de aprendiz

Adolescentes participam de processo seletivo da prefeitura de Osasco, realizado por intermédio da SETRE

Seis adolescentes que cumprem medida socioeducativa nos CASAs Osasco I e II, na Região Metropolitana de São Paulo, concorrem a vagas no Programa Jovem Aprendiz Trabalhador do Município de Osasco, iniciativa da prefeitura de Osasco, realizada por meio da Secretaria Municipal de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE).

Os jovens, que são moradores do município, foram inscritos pelas equipes multidisciplinares dos centros socioeducativos desde o início do mês de março, em continuidade à ação conjunta com a SETRE para inserção no mercado de trabalho.

Em 2022, profissionais da Secretaria foram aos CASAs Osasco I e II para confeccionar carteiras de trabalho dos adolescentes, assim como ministrar palestras formativas.

Para o primeiro edital de seleção deste ano, a prefeitura de Osasco disponibiliza cem vagas para as áreas de Administração (60), Logística (17) e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação (23), tendo como prioridade a seleção adolescentes e jovens que cumpram medida socioeducativa ou sejam egressos do sistema. As vagas se direcionam a adolescentes e jovens com idades entre 16 e 22 anos.

Os adolescentes dos CASAs Osasco I e II inscritos têm, em geral, entre 16 e 18 anos. Os três jovens do CASA Osasco I optaram por tentar inserção nas áreas de logística e informática, enquanto os três jovens do CASA Osasco II procuram iniciar a carreira em Administração e Logística.

“Antes da inscrição, foi discutido na equipe de referência a possibilidade de inserção no mercado de trabalho em Osasco, assim como apresentada a proposta para os familiares”, explica o diretor do CASA Osasco II, Thiago Ovigli. Neste centro socioeducativo, os adolescentes inscritos participaram de cursos de preparo de sucos e porteiro.

Segundo o diretor, o agente de apoio socioeducativo Marlon Diniz auxiliou desde o início desse processo, com a conscientização dos jovens e acompanhamento na inscrição.

Como aprendizes, os selecionados desenvolverão atividades teóricas e práticas, com tarefas no ambiente de trabalho que gradativamente progredirão em complexidade.

O salário bruto oferecido é de R$ 909,15, além de vale-transporte correspondente ao deslocamento e vale-refeição no valor de R$ 154,00.