Prefeitura de Guaíra e Fundação CASA assinam termo do Programa ‘Pós-medida’ para jovens egressos

Assinatura de termo de cooperação contou com a presença de várias autoridades do município

Na tarde desta segunda-feira (06/03), o prefeito da cidade de Guaíra, Antônio Manoel da Silva Júnior, o Junão, e representantes da gestão da Fundação CASA, da Divisão Regional Norte (DRN) e dos Centros de Atendimento (CASAs) de Franca e de Ribeirão Preto, realizaram a assinatura de um termo de cooperação para o início da execução do programa ‘Pós-medida’, visando o acompanhamento de adolescentes e jovens residentes na cidade e que são egressos de centros da Fundação CASA.

A visita foi acompanhada por representantes da rede de serviços no município, como a da Diretoria Municipal de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e Conselho Tutelar.

O gerente técnico da Gerência de Pós-Medida e Empregabilidade da Fundação CASA, Paulo Henrique Lucas da Silva, esteve presente representando o presidente da Fundação CASA, e agradeceu ao prefeito pelo compromisso com esses jovens. “Gostaria de parabenizar o prefeito pela sua preocupação com os adolescentes egressos. Você não ficou esperando os outros municípios, já chamou a responsabilidade para si e disse que queria participar. Assim, estou aqui representando o presidente da Fundação, João Veríssimo Fernandes, e, em nome dele, te agradeço e te deixo esse abraço, para dizer o quão importante é, para nós, a cidade de Guaíra fazer parte desse programa”, ressaltou Paulo.

Silva também estava acompanhado do assessor da presidência, Bruno Quennenhen.

Com a implantação do ‘Pós-medida’, serão executadas políticas públicas de acompanhamento de jovens e adolescentes egressos, estimulando novas oportunidades, como a formação acadêmica e a inserção profissional, bem como a participação na vida comunitária, garantindo os direitos fundamentais da inclusão e protagonismo social.

De acordo com o supervisor técnico da DRN e da Comissão de Pós-Medidas do Gabinete da Presidência da Fundação CASA, Benjamim Campos, a cidade está muito empenhada na implantação do projeto. “A primeira vez que estivemos em Guaíra ocorreu no ano passado, em 2022, e já tivemos duas reuniões com o prefeito e quatro com a equipe da assistência social e rede de serviços na cidade, para definirmos as estratégias. Isso demonstrou o empenho da gestão da cidade, que tem uma preocupação genuína com esses adolescentes”, afirmou.

O conselheiro tutelar, Evaldo Gabriel, parabenizou a iniciativa da prefeitura: “A rede [de serviços] é boa, mas precisamos fortalecer os vínculos. Gostaria de destacar que este é o prefeito que mais investiu nesse setor. A gente percebe que o Junão não mede esforços para cuidar do cidadão que mais precisa. A rede de assistência é muito grande e tem recebido esse respaldo da prefeitura”.

O prefeito Junão também demonstrou a preocupação de Guaíra em reforçar estes vínculos e melhorar o encaminhamento dos jovens egressos. “Daremos todo o respaldo necessário para que este programa seja bem executado na cidade. É muito importante estarmos juntos para resolver essas demandas e dar melhores oportunidades para estes adolescentes”, disse.