Jovem do CASA Juquiá vence IV Torneio Estadual de Damas Online

Os dez melhores jogadores foram premiados com medalhas

O jovem André (nome fictício) de 17 anos e que cumpre medida socioeducativa no CASA Juquiá (DRMSE), foi o vencedor do IV Torneio Estadual de Damas Online da Fundação CASA, realizado na quarta-feira (27/03) por meio da plataforma gratuita http://lidraughts.org. Como prêmio, ele recebeu um troféu e uma medalha em reconhecimento de sua vitória.

Outros nove adolescentes também foram premiados com medalhas: em segundo lugar, ficou o jovem do CASA Vitória Régia (DRO), em terceiro o do CASA Laranjeiras (DRMC), em quarto o do CASA Nelson Mandela (DRS), em quinto o do CASA Novo Tempo (DRMC), em sexto o do CASA Rio Dourado (DRO), em sétimo ficou o do CASA Itaquera (DRMSE), em oitavo ficou o do CASA Araçá (DRO), em nono o do CASA Peruíbe (DRL) e na décima posição teve dobradinha, com mais um jovem do CASA Novo Tempo (DRMC).

A preparação de André, e dos demais jovens do CASA Juquiá, que disputaram o torneio de Damas foi realizada pela profissional de educação física do centro socioeducativo, Vânia Ortiz.

O evento contou com a participação efetiva de 210 adolescentes, que cumprem as medidas em centros masculinos e femininos da Fundação CASA da capital, interior e litoral de São Paulo.

Para chegarem ao Torneio Estadual, os jogadores e jogadoras participaram de seletivas regionais. Eles acessão a plataforma dentro dos próprios centros socioeducativos, por meio de computadores conectados à internet, e serão orientados pelos Profissionais de Educação Física da Fundação CASA.

O Torneio foi regido por meio de um sistema de disputa similar ao sistema suíço, que é utilizado no xadrez, onde o número de partidas é pré-estabelecido de acordo com o número de participantes. O evento também utilizou as regras estabelecidas pela Confederação Brasileira de Jogo de Damas.

Para o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o torneio auxilia os jovens no desenvolvimento de várias habilidades. “O jogo de damas possibilita que os jovens desenvolvam o raciocínio lógico, autoconhecimento e aprendam a analisar situações com estratégia e com calma”, concluiu.