Governo prorroga prazo para recadastramento digital e prova de vida

Servidores estaduais, incluindo os da Fundação CASA, terão até 30 de abril para fazer os procedimentos pelo SOU.SP.GOV.BR

Por meio do Decreto nº 68.385, publicado na edição desta quarta-feira (13) do Diário Oficial do Estado (DOE), o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, prorroga para o dia 30 de abril o prazo para todos os servidores estaduais, incluindo os empregados públicos da Fundação CASA, realizar o recadastramento digital e a prova de vida.

A Fundação CASA, a partir do Comunicado DRH nº 015/2024, editado hoje pela Divisão de Recursos Humanos (DRH) ainda alerta sobre a alteração do prazo. Os procedimentos devem ser feitos pelo aplicativo SOU.SP.GOV.BR, para celular com sistemas Android ou iOS, ou pelo Portal Recad, o Portal do Recadastramento Digital.

A nova forma de recadastramento e prova de vida foi implementada pelo Decreto nº 68.306 do Governo do Estado de São Paulo, editado no dia 16 de janeiro deste ano, e oficializada na Fundação CASA pelo Comunicado DRH nº 010/2024. O prazo máximo inicial para realizar os procedimentos terminaria no próximo domingo (17).

De acordo com o Decreto nº 68.306/2024, o servidor que não fizer o recadastramento anual e a prova de vida terá o vencimento ou remuneração suspenso.

Para os procedimentos, é necessário utilizar o login e senha da conta GOV.BR previamente cadastrada pelo servidor junto ao governo federal. O sistema exige que a conta GOV.BR tenha pelo menos nível prata, sendo também aceita aquela no nível ouro. Caso a sua conta GOV.BR ainda seja nível bronze, será preciso aumentar o nível para prata ou ouro, seguindo o passo a passo indicado pelo aplicativo do governo federal.

Pelo novo meio, não é mais necessário realizar recadastramento anual no mês de aniversário. Os servidores que nasceram no mês de janeiro e que realizaram o recadastramento pelo procedimento antigo também devem fazer o novo recadastramento digital e prova de vida.

Como fazer

Baixe o app SOU.SP.GOV.BR pela sua loja de aplicativos do celular, instale-o e, em seguida, faça o login utilizando a sua conta GOV.BR – são solicitados o número de CPF e a senha cadastrada no aplicativo do governo federal.

Depois de entrar no SOU.SP.GOV.BR, basta seguir o passo a passo indicado para tanto realizar o recadastramento digital quanto a prova de vida. Para esta última, o aplicativo faz fotos para reconhecimento facial, de forma a comprovar o estado de vida do servidor.

Pelo Portal Recad, também com o uso do login e senha da conta GOV.BR, o servidor realiza apenas o recadastramento digital. A prova de vida é realizada exclusivamente por meio do aplicativo de celular do SOU.SP.GOV.BR.

Sobre a conta GOV.BR

A GOV.BR é uma plataforma digital de relacionamento do governo federal com os cidadãos, que permite acesso a diversos serviços federais.

Caso o servidor não tenha a conta ainda ativa, é necessário criar uma, baixando o app GOV.BR para celulares a partir da loja de aplicativos para sistemas Android ou iOS. Para gerar a conta, é preciso utilizar o número do CPF e ter endereço de e-mail e número de celular para o cadastro.

Leia a íntegra do Comunicado DRH nº 015/2024 sobre a prorrogação.

Faça o download do passo a passo sobre o recadastramento e a prova de vida elaborado pelo Governo do Estado.

Acesse também o Comunicado DRH nº 010/2024, que ainda traz um tira-dúvidas e um passo a passo para os procedimentos.