Fundação CASA inicia formação para aprimorar atuação dos profissionais de educação física com adolescentes

Cursos em práticas educativas e currículo cultural ampliam atuação e habilidades profissionais dos educadores
 
Cerca de 40 profissionais de educação física da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) iniciaram, na última sexta-feira (02/08), uma formação no curso “Ateliê de Práticas Educativas na Educação Física”, destinado ao aprimoramento das habilidades dos educadores para contribuir no desenvolvimento dos adolescentes em medidas socioeducativas.
O curso, com duração de quatro encontros, combina teoria e práticas para discutir metodologias modernas e as atividades educativas na área. Ministrado pelo professor Walter Roberto Correia, da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP), o curso online busca valorizar os educadores inovadores e compreender o papel do profissional no contexto socioeducativo.
Já em setembro, terá início o curso “Currículo Cultural da Educação Física: Encaminhamentos Didáticos e Metodológicos”, que capacitará mais 40 profissionais a enfrentar as imprevisibilidades atuais e reconhecer as diferenças individuais. Com seis encontros conduzidos pelo professor Mario Luiz Ferrari Nunes, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a capacitação virtual visa promover uma educação física que desenvolva identidades democráticas e solidárias em uma sociedade multicultural e globalizada.
Em 2023, outros 80 profissionais de educação física das sete divisões regionais da Fundação CASA foram certificados pelas capacitações. A iniciativa é promovida pela Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA) em parceria com a Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp).
A gerente técnica da Gefesp, Janaina de Brito Asprino, ressaltou: “As capacitações são essenciais para aprimorar as habilidades dos nossos profissionais de educação física. Com cursos de alto nível, estamos garantindo que nossos educadores estejam preparados para oferecer um atendimento de qualidade aos adolescentes, promovendo seu desenvolvimento integral e contribuindo para sua transformação positiva.”
“A importância dessas capacitações vai além do simples aprimoramento profissional. Estamos falando de um investimento estratégico na qualidade do atendimento que oferecemos aos adolescentes em medida socioeducativa. Cursos como esses ampliam os horizontes dos nossos profissionais de educação física e fomentam práticas inovadoras e inclusivas que são essenciais no contexto em que atuamos”, reforçou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP