Egressos da Fundação CASA começam programa de aprendizagem da Prefeitura de Osasco

Ontem (30) foi o primeiro dia de trabalho dos três adolescentes, parte de grupo de cem pessoas selecionadas para o Jovem Aprendiz Trabalhador

 

Três adolescentes que cumpriram medida socioeducativa no CASA Osasco I, em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, começaram ontem (30) as atividades no Programa Jovem Aprendiz Trabalhador do Município de Osasco, da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE) da Prefeitura de Osasco.  

Os jovens, com idades entre 17 e 18 anos, são parte dos cem moradores do município selecionados para atuar no programa. Para muitos, é a primeira oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. O prefeito de Osasco, Rogério Lins, discursou para os novos aprendizes durante a solenidade de abertura dos trabalhos do programa nesta segunda-feira. 

“Abrir as portas do mercado de trabalho também para os adolescentes egressos da Fundação CASA colabora diretamente na reinserção social e comunitária deles, colaborando para garantir o direito à aprendizagem e empregabilidade previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente”, avaliou o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa. 

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, reforçou a oportunidade que os jovens terão. “Nunca desistam de seus sonhos. Se esforcem ao máximo, se desafiem e procurem pessoas dispostas com o seu propósito de crescimento, façam boas escolhas e sigam em frente”, disse. 

Os jovens selecionados recebem salário, registro em carteira de trabalho, atividades laborais durante quatro dias da semana e curso de capacitação profissional em um dia da semana. Os cursos são nas áreas de Administração, Logística, Auxiliar de Contabilidade e Desenvolvedor de Sistemas de Tecnologia da Informação. 

Dois dos egressos da Fundação CASA selecionados farão curso de Desenvolvedor de Sistemas de Tecnologia da Informação, enquanto o terceiro optou pela formação em Auxiliar de Contabilidade. Eles foram inscritos por profissionais da Secretaria do Emprego, Trabalho e Renda para a seleção durante cadastramento ocorrido nos CASAs Osasco I e II, em março. 

“As equipes multiprofissionais dos centros colaboraram muito, porque as entrevistas ocorrem também aqui dentro, viabilizando os meios para eles participarem de todo o processo seletivo”, explicou a diretora do CASA Osasco I, Fabiane Valentim Koetz. 

Sobre o Programa

O Programa Jovem Aprendiz da prefeitura combina atividades teóricas e práticas, em tarefas de complexidade progressiva a serem desenvolvidas no ambiente de trabalho. As aulas teóricas ocorrem em local indicado pela organização da sociedade civil responsável por aplicar o conteúdo, enquanto a prática se realiza em unidades da prefeitura de Osasco. 

A política pública da SETRE se destina a adolescentes e jovens, com idades de 16 a 22 anos, sendo que foi prioritária a seleção daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade ou de risco, como acolhimento institucional; egressos do sistema socioeducativo e do trabalho infantil; em cumprimento de medida socioeducativa; sejam de famílias beneficiárias dos programas de transferência de renda; e pessoas com deficiência.  

O limite de idade não aplica ao jovem aprendiz com deficiência. Ao todo, 6% das vagas se destinam a jovens com deficiência. 

O critério para a seleção das pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social levou em conta o recebimento individual de renda inferior a 50% do salário mínimo nacional – ou seja, menos de R$ 606,00 por membro da família.

Fotos: Marcelo Deck/Prefeitura de Osasco

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP