Tamoios e Guayí vencem partidas do regional do Torneio de Voleibol

Próximos jogos da etapa da Divisão Regional Vale do Paraíba acontecem nos dias 07 e 08 de junho, em São José dos Campos

As equipes formadas por adolescentes em internação nos CASAs Tamoios, de São José dos Campos, e Guayí, de Guarulhos, venceram nesta terça-feira (31) as partidas que disputaram na etapa regional da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP) no IX Torneio Estadual de Voleibol da Fundação CASA.

Tamoios superou por 3 sets a zero o time de Caraguatatuba, enquanto a equipe do Guayí ganhou no tie break, por 3 sets a dois do CASA Taubaté. Os jogos aconteceram no Centro Esportivo Mario Weiss, em São José dos Campos. As próximas partidas classificatórias estão marcadas para os dias 07 e 09 de junho, quando todos os centros participantes – incluindo CASAs Arujá, Atibaia, Jacareí e Guarulhos – jogam em busca das duas vagas para a final da etapa da DRVP.

A classificatória do Vale do Paraíba começou na última terça-feira (24), quando o time do CASA Arujá venceu a equipe do CASA Atibaia por três sets a zero, o mesmo placar da vitória do CASA Jacareí sobre o CASA Guarulhos.

Na etapa da DRVP participam cerca de 80 adolescentes internados em oito centros socioeducativos do Vale do Paraíba e do Alto Tietê.

Os jogos ocorrem semanalmente no Centro Esportivo até a final, prevista para 14 de junho. Cada vitória soma pontos e as duas equipes mais bem classificadas disputam a vaga na grande final regional.

Sobre o Torneio

Cerca de 800 adolescentes em medida socioeducativa de internação em 80 centros socioeducativos no Estado de São Paulo, de ambos os sexos, participam do IX Torneio Estadual de Voleibol da Fundação CASA. Trata-se da primeira edição do campeonato após a decretação da pandemia da Covid-19 – a última ocorreu em 2019.

A disputa masculina é dividida em três etapas: a regional, em que os times dos centros socioeducativos de cada uma das oito divisões regionais disputam a vaga representativa; a classificatória, em que, entre os oito classificados, saem os quatro representantes para a fase estadual; e a estadual, na qual os quatro semifinalistas da categoria masculina jogam as partidas semifinais e finais.

Já na categoria feminina, as equipes vão direto para a fase final, uma vez que a Fundação CASA possui quatro centros socioeducativos no Estado destinados à internação delas.

“Mais do que difundir a modalidade ou mesmo avaliar possíveis talentos para o esporte, o Torneio de Vôlei incentiva os adolescentes a desenvolver habilidades, competências e valores que, às vezes, eles e elas nem percebiam em si”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.