Jovens do CASA Mário Covas aprendem procedimentos de primeiros socorros

Equipe do SAMU de Guarulhos ensinou manobras que qualquer pessoa pode realizar em caso de urgência até chegada do socorrista

Diante de uma emergência de saúde, para quem ligar e o que fazer? A partir de indagações como essas, os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação no CASA Governador Mário Covas, no Complexo da Vila Maria, na capital paulista, tiveram uma aula, na última quinta-feira (26), com uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Guarulhos sobre primeiros socorros, a fim de saber quais posturas pode adotar mediante uma situação de urgência médica até a chegada a ambulância.

A equipe do SAMU explicou o funcionamento do serviço de emergência, como ocorre a triagem e ensinou técnicas que os jovens, assim como qualquer outra pessoa, podem aplicar quando se deparar com uma situação de emergência de saúde, além de ligar para o serviço especializado – seja o 192 para o SAMU ou o 193 para o Corpo de Bombeiros, conforme a necessidade.

Com uso de boneco e outras ferramentas didáticas, a equipe mostrou como realizar manobra de ressuscitação em caso de parada respiratória; ou como aplicar a manobra de Heimlich (a tração abdominal) ao se deparar com uma pessoa engasgada. Servidores de todas as áreas do centro socioeducativo também assistiram à aula.

“Os profissionais também mostraram como podemos agir e ajudar alguém que desmaia, cai, sofre fratura, ou que está com sangramento e, ainda, em caso de convulsão”, explicou a agente educacional Jéssica Cinel. Antes de trabalhar na Fundação CASA, Jéssica atuou por 15 anos no SAMU de Guarulhos como técnica de enfermagem.

De acordo com a Lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, todos os estabelecimentos de ensino básico e recreação infantil são obrigados a oferecer noções de primeiros socorros para professores e funcionários.

“Com base na Lei Lucas, quisemos trazer esse conhecimento para dentro do centro socioeducativo, para que os adolescentes pudessem aprender o mínimo para ter noção de resgate”, explica o diretor do CASA Mário Covas, Flavio Gomes. “Os jovens compartilharam experiências de vida que tiveram e ainda chamou a atenção o fato de parte deles ter se interessado por trabalhar na área.”

Entre os palestrantes do SAMU de Guarulhos estavam Karla de Paula Campos, técnica de Enfermagem; João Batista Pereira dos Santos, agente de regulação, responsável pela triagem dos pedidos de socorro; Demitrius Bellezzo, condutor de veículo de emergência; Valdir Aparecido de Souza, condutor de veículo de emergência; e Rita de Cassia Pereira de Souza, técnica de Enfermagem.