Coop São José Basketball faz workshop na Fundação CASA Tamoios

Técnico e jogadores conversam com jovens em internação na quinta-feira (11), e realizam partida demonstrativa

Para enriquecer o conhecimento e a prática esportiva durante as férias escolares dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Tamoios, um dos centros de atendimento da Fundação CASA em São José dos Campos, o time do Coop São José Basketball realiza um workshop, intitulado “Arremessando Alto”, sobre a modalidade na próxima quinta-feira (11), às 9h, seguido de jogo demonstrativo.

O objetivo é tanto ampliar o repertório dos jovens sobre a prática de outros esportes, no país em que se predomina o gosto pelo futebol, quanto demonstrar aos jovens que a vida é feita de superações, assim como as que o time, técnico e atletas já enfrentaram, especialmente na vida profissional.

Entre os integrantes da equipe confirmados a participar estão o técnico, Sebastián Figueredo, o supervisor técnico, André Stefanelli Martins, e os jogadores Afonso Pacheco, o Afonso (pivô); Vitor Narcizo, o Vitor (ala); Douglas dos Santos Silva, o Dos Santos (pivô e ala); Victor Leal Velozo, o Leal (pivô); Augusto Cabral Leão, o Augusto (ala/armador); e Gabriel Caldeira de Oliveira, o Caldeira (armador).

A ação resulta de uma articulação do promotor de Justiça da Infância e Juventude João Marcos Costa de Paiva, em busca de aproximar a equipe esportiva do trabalho realizado na execução da medida socioeducativa para adolescentes que não só cometeram ato infracional, mas, em geral, vivenciaram situações de vulnerabilidade social.

A proposta trazida pelo promotor de Justiça é realizar no mesmo dia, logo após o workshop, uma gincana de basquete no centro socioeducativo, com adesão voluntária dos jovens, para que se aprofundassem ainda mais na prática esportiva. Todos os adolescentes participarão do workshop e do jogo demonstrativo, enquanto 12 se inscreveram para a gincana.

A gincana consistirá em alcançar o maior número de pontos realizando três fundamentos do basquete: lance livre (2 pontos), bandeja (1 ponto) e arremesso da linha de 3 pontos. Durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro deste ano, sob orientação do profissional de Educação Física do centro socioeducativo, os jovens treinaram os fundamentos.