Mais de 400 jovens da Fundação CASA visitam museus paulistanos até o final de fevereiro

Maior parte das visitações presenciais acontecem no período das férias escolares, que se torna um momento de aprendizagem

As férias escolares da rede pública estadual também atingem os adolescentes atendidos nos 110 centros socioeducativos da Fundação CASA. A educação escolar na Instituição é realizada em conjunto com a Secretaria do Estado da Educação, seguindo seu calendário e conteúdo programático. O período, assim, estimula a possibilidade de os jovens, autorizados pelo Poder Judiciário, terem contato com equipamentos culturais na cidade de São Paulo e aumentar o seu repertório com as artes e as ciências.

Nesse contexto, 437 adolescentes em internação ou semiliberdade em 60 centros de atendimento da Fundação CASA em 35 municípios, fazem, a partir desta quarta-feira (10) até o final de fevereiro, cerca de 80 visitas presenciais ou à distância a diversos equipamentos culturais paulistanos: Instituto Moreira Salles (IMS), Itaú Cultural, MIS Europa, MIS Experience, Museu Afro Brasil, Museu Catavento, Paço das Artes e Pinacoteca do Estado. As aulas na rede pública estadual retornam no dia 15 de fevereiro.

Os jovens participantes são de centros de atendimento localizados nas cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Osasco, Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Franco da Rocha, Campinas, Atibaia, Mogi Mirim, Limeira, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Caraguatatuba, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente, Sorocaba, Itapetininga, Bauru, Cerqueira César, Iaras, Lins, Araçatuba, Ribeirão Preto, Sertãozinho, São Carlos, Araraquara e Franca.

“Essas visitações resultam de parcerias que as equipes educativas das instituições responsáveis pelos equipamentos culturais fazem anualmente com a Fundação CASA, o que proporciona o acesso dos adolescentes atendidos a bens que, na maioria das vezes, não conheceram antes de vir cumprir medida socioeducativa”, explica o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

O MIS Experience, com a mostra “Chaves: A Exposição”, será o destino de muitos dos jovens da Fundação CASA nas visitas presenciais. Ao todo, serão 31 grupos, com até dez adolescentes cada, que farão uma viagem guiada pelo universo do jocoso personagem do seriado da TV mexicana que estreou há 40 anos no Brasil. A exposição traz itens originais do criador das personagens Chaves e Chapolin Colorado, Roberto Gómez Bolaños, além de 26 salas que recriam de maneira fiel cenários icônicos.

No Museu da Imagem e do Som (MIS), no bairro do Jardim Europa, os adolescentes provavelmente vão se arrepiar presencialmente com a exposição “Terror no Cinema”, que celebra um dos gêneros cinematográficos mais antigos. A mostra traz o universo de filmes clássicos desde a década de 1920, exibindo objetos exclusivos cedidos por estúdios parceiros.

No Museu Afro Brasil, os adolescentes da Fundação CASA conhecerão o acervo local a partir de um tema levantado pelo educador que os guiará no momento da visitação, mergulhando nos objetos e obras que retratam a cultura africana e a história afro-brasileira.

No Instituto Moreira Salles, ainda no âmbito das artes, os grupos percorrerão as exposições: “Pequenas Áfricas: O Rio que o Samba Criou”, que reconstitui a cena entre os anos de 1910 e 1940 que consolidou o samba urbano no mundo; e “Flieg, tudo que é sólido”, sobre o fotógrafo alemão Hans Gunter Flieg, que trabalhou em São Paulo entre 1945 e a década de 1980.

No Museu Catavento, por sua vez, os jovens visitantes serão apresentados a diversos experimentos científicos e conceitos vistos nos livros de ciência. Eles conhecerão o borboletário e as seções Universo, Vida, Engenho e Sociedade.

Já ao Itaú Cultural e à Pinacoteca do Estado ocorrerão tanto visitas presenciais quanto virtuais, chamadas de atividades on-line síncronas. No Itaú Cultural estão agendadas visitações ao acervo da Coleção Brasilianas e ao Museu das Origens, que procuram passear pela história do Brasil a partir do olhar dos artistas e naturalistas europeus.

Na Pinacoteca do Estado, os adolescentes passearão por percursos temáticos propostos pela equipe educativa local: “Ideias em disputa”, “Em que somos iguais e quais nossas diferenças?”, “Momentos de lazer e encontros” e “As Cidades e suas transformações.

Em fevereiro, o Paço das Artes, no bairro de Higienópolis, fecha o rol de acesso dos jovens da Fundação CASA à arte com as visitas programadas para a exposição temporária “E o palhaço, quem é?”, prevista para entrar em cartaz no dia 02 de fevereiro. Com curadoria de Renato de Cara, a mostra traz mais de 30 artistas em imagens icônicas de palhaços.