CAIP Ruth Pistori doa cestas básicas para CCA Saica Zilda Arns

Alimentos foram arrecadados durante ação proposta na Jornada Socioeducativa

Uma ação que envolvesse o coletivo, demonstrando a importância dos movimentos sociais e sua força na sociedade. Com essa tarefa da terceira semana da Jornada Socioeducativa, adolescentes em internação provisória e internação sanção, com ação direta dos servidores do CAIP Ruth Pistori, na cidade de São Paulo, promoveram a doação de dez cestas básicas para o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Saica Dra. Zilda Arns, na zona leste do município.

A entrega, ocorrida na última sexta-feira (04), atendeu a crianças e adolescentes atendidas no local, que vivenciam situação de vulnerabilidade e risco. A ação social foi realizada em consonância com a Pastoral do Menor, no contexto da Campanha da Fraternidade de 2023, cujo tema é Fraternidade e Fome – “Dai-lhes vos mesmos de comer!”.

Durante uma semana, divididas nos três grupos de referência do centro de atendimento, as jovens recolheram os alimentos junto aos servidores do centro socioeducativo, ficando com a responsabilidade do controle em cada grupo. Internamente, a vencedora foi a equipe violeta.

No final, foram arrecadados mais de 120 quilos de alimentos, transformados nas dez cestas básicas. A agente educacional Márcia Regina Gomes, o agente administrativo Érico Santos da Silva e o agente de apoio socioeducativo Luíz Antônio da Silva representaram a equipe na entrega no CAC Saica Dra. Zilda Arns.

“A satisfação foi muito além de haver uma equipe vencedora”, disse a coordenadora pedagógica do CAIP Ruth Pistori, Patrícia Oliveira Módolo. “O envolvimento das áreas, familiares e a da própria Pastoral do Menor denotou que uma jornada mais humana é possível, independente das circunstâncias.”

Sobre a Jornada Socioeducativa

A Jornada Socioeducativa foi uma competição inédita com atividades integradas direcionadas aos adolescentes e que envolveram as equipes multiprofissionais, ocorrida durante o mês de julho de 2023, nas férias escolares. Participaram ao menos 1.260 adolescentes em medida socioeducativa em 45 centros da Fundação CASA em todas as oito divisões regionais no Estado.

A Jornada foi uma proposição da Assessoria Especial de Política Socioeducativa (AEPS), articulada e elaborada por meio das três superintendências – Pedagógica, de Saúde e de Segurança – e da Gerência de Parcerias.

Cada semana temática contou com desafios, proposta e sugestões de atividades que poderiam ser desenvolvidas com os jovens, apoiados pelos servidores. Os registros das ações foram encaminhados para as oito divisões regionais, sendo que cada uma indicou centros socioeducativos que se destacaram. A análise final para escolha de cada vencedor semanal coube à organização com representantes das três superintendências.