Fundação CASA encerra Jornada Socioeducativa

Primeira edição da competição com semanas temáticas aconteceu nas férias escolares

As férias escolares de julho deste ano trouxeram uma atividade inédita na Fundação CASA, a Jornada Socioeducativa, uma competição inédita com atividades integradas direcionadas aos adolescentes e que envolveram as equipes multiprofissionais. Participaram ao menos 1.260 adolescentes em medida socioeducativa em 45 centros em todas as oito divisões regionais no Estado.

As ações ocorreram durante três semanas temáticas. Na última sexta-feira (04), a Assessoria Especial de Política Socioeducativa (AEPS) divulgou o resultado das equipes campeãs, vencedoras em cada semana. A Jornada foi uma proposição da AEPS, articulada e elaborada por meio das três superintendências – Pedagógica, de Saúde e de Segurança – e da Gerência de Parcerias.

Cada semana temática contou com desafios, proposta e sugestões de atividades que poderiam ser desenvolvidas com os jovens, apoiados pelos servidores. Os registros das ações foram encaminhados para as oito divisões regionais, sendo que cada uma indicou centros socioeducativos que se destacaram. A análise final para escolha de cada vencedor semanal coube à organização com representantes das três superintendências.

“A Jornada Socioeducativa foi uma forma de promover ações de integração entre adolescentes e servidores nos centros socioeducativos, ao mesmo tempo em que ocupou a agenda pedagógica também no horário correspondente às aulas dos professores da rede pública estadual”, explica o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes. O centro socioeducativo que mais se destacou foi o CASA Morro Azul, da cidade de Limeira, que conquistou alguma premiação nas três semanas.

Na primeira semana, o tema foi “Brincadeira é coisa séria!”, cuja proposta foi discutir a brincadeira e o ser brincante, trazendo desafios que envolveram o fair play, o jogo justo. Em primeiro lugar, empatados, ficaram os times dos CASAs Marília, da Divisão Regional Oeste (DRO), e Morro Azul, representando a Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC). Em segundo lugar ficou o CASA Irapuru I, da cidade de Irapuru, pertencente à DRO.

Já na segunda semana, o tema foi “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, com foco em desenvolver ações que visassem ao cuidado com o meio ambiente e a adoção de atitudes sustentáveis. O desafio proposto foi a elaboração de um livro com receitas de família. Para isso, os familiares dos jovens foram incentivados a participar. No final, a equipe do CASA Irapuru II, da DRO, venceu, ficando em segundo lugar o time do CASA Terra Nova, da cidade de Itaquaquecetuba, representando a Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP). O CASA Morro Azul levou menção honrosa.

Na terceira semana, denominada “A Força dos Coletivos!”, a proposta foi mostrar a importância dos movimentos sociais e como eles podem ganhar força na sociedade. Cada equipe precisou elaborar uma campanha que envolvesse o maior número possível de atores sociais da região.

Em primeiro lugar ficaram os jovens em internação e servidores do CASA Araçatuba, da DRO, que elaboraram uma campanha contra o bullying com cartazes, música e outros meios. Os cartazes foram distribuídos em órgãos públicos na cidade de Araçatuba, como Defensoria Pública, Ministério Público, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), entre outros.

Na segunda colocação veio o CASA Morro Azul, com uma campanha contra o racismo e o preconceito, além de abordar a luta dos povos originários em uma canção elaborada durante as oficinas de arte e cultura do GADA.