Vivências enriquecem o aprendizado e ampliam as perspectivas profissionais dos adolescentes
Os jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Guarujá participaram, na última terça-feira (30/07), de atividades que incluíram uma visita ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), localizado em São José dos Campos, e uma vivência sobre novas profissões culturais.
Durante a visita ao MAB, cinco adolescentes conheceram o acervo dividido em cinco ambientes: Defesa, Aeronáutica, Espaço, Ensino e Pesquisas Associadas, que inclui maquetes de aeronaves nacionais, réplicas de foguetes e mísseis das Forças Armadas, além de exposições sobre as conquistas do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O espaço é dedicado a preservar e celebrar a história da indústria aeroespacial brasileira.
O primeiro carro a álcool do Brasil e itens históricos das pesquisas aeroespaciais foram os destaques da visita. A experiência cultural e educativa ampliou o conhecimento dos jovens sobre a história e as inovações no setor aeroespacial.
No mesmo dia, outros 14 adolescentes participaram de oficina de percussão do projeto Guri, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, que incluiu uma vivência sobre a profissão de DJ, promovida pelo programa “Novas Profissões da Cultura”. Ministrada pela educadora Daniella Pimenta, a atividade ofereceu uma introdução ao universo da profissão de DJ, abordando o mercado de trabalho, o autogerenciamento da carreira e questões burocráticas.
A oficina proporcionou uma visão prática e inclusiva das oportunidades no campo da música e do entretenimento, incentivando o desenvolvimento de novas habilidades e a exploração de potenciais caminhos profissionais.
“É com grande satisfação que vemos nossos jovens participando de atividades tão enriquecedoras. Essas experiências são essenciais para ampliar seus conhecimentos, despertar novos interesses e prepará-los para futuras oportunidades profissionais”, afirmou a coordenadora pedagógica do CASA Guarujá, Carolina Souza Brito.
“Nossa missão é oferecer experiências que ampliem horizontes e proporcionem um aprendizado significativo para os jovens em medida socioeducativa. As atividades são exemplos de como buscamos integrar cultura, educação e novas oportunidades no desenvolvimento integral desses adolescentes”, reforçou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
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