Times de Limeira e São Paulo vencem o XI Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA

Equipe do CASA Morro Azul é campeã pela primeira vez no masculino; a equipe do CASA Chiquinha Gonzaga levou o troféu do feminino nesta quarta-feira (29)

Em jogos emocionantes, com direito a definição dos campeões nos pênaltis, após empates no tempo regular, os times formados por adolescentes em internação nos CASAs Morro Azul, de Limeira, e Chiquinha Gonzaga, localizado no bairro da Mooa de São Paulo, venceram o XI Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA, respectivamente, nas categorias masculino e feminino.

Para a equipe de Limeira, levantar a taça de campeão foi uma emoção inédita. Já a equipe paulistana conquistou mais um título para o seu acervo. Os jogos das semifinais e finais nas categorias masculino e feminino aconteceram nesta quarta-feira (29), no Ginásio Moacyr Daiuto, do Conjunto Desportivo Baby Barioni, em São Paulo.

As duas partidas finais foram equilibradas, levando as disputas dos títulos para os pênaltis. Na final contra o time do CASA Rio Dourado, de Lins, após o empate por 3 a 3, a equipe do CASA Morro Azul marcou 2 a 1 nos pênaltis. Já na disputa do título entre os times dos CASAs Chiquinha Gonzaga e Feminino Bom Retiro, após o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, o time da Mooca ganhou nos pênaltis por 3 a 1.

“O futsal é uma modalidade muito praticada pelos adolescentes em internação, então aproveitamos para promover um evento estadual que não só difundiu a prática esportiva, como também incentivou socializar e integrar os adolescentes à sociedade”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

No terceiro lugar do masculino ficou a equipe do CASA Juquiá, do Complexo do Brás, em São Paulo, que venceu o time do CASA Praia Grande I por 5 a 3. No feminino, as duas equipes da Cidade de Cerqueira César – CASAs Feminino Cerqueira César e Anita Garibaldi – disputaram o troféu da terceira colocação. O time do CASA Cerqueira César levou o terceiro lugar com a vitória de 4 a 3.

As equipes campeãs receberam seus troféus das mãos da chefe de Gabinete da Fundação CASA, Ana Paula Ribeiro. As equipes que ficaram na segunda e terceira colocações, nas duas categorias, também levaram troféus para os centros socioeducativos. Todos os jovens que participaram das semifinais e finais ocorridas nesta quarta-feira receberam medalhas.

Ainda foram distribuídos troféus para os adolescentes que se destacaram como artilheiros e melhores goleiros. No masculino, o artilheiro foi um adolescente do CASA Rio Dourado, com seis gols, e o goleiro menos vazado foi do CASA Morro Azul, de Limeira. Já no feminino, os dois troféus ficaram para o time do CASA Chiquinha Gonzaga: a artilheira foi uma jovem que marcou 10 gols e a goleira da equipe foi a menos vazada.

No masculino, para chegar às semifinais, os times que participaram hoje passaram por etapas regionais. Nelas, cada equipe vencedora representou uma das oito divisões regionais da Fundação CASA e seguiu para a classificatória estadual, que selecionou as quatro equipes que chegaram à etapa final do estadual.

A equipe do CASA Morro Azul representou a Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC); o CASA Rio Dourado foi representante da Divisão Regional Oeste (DRO); o CASA Juquiá, da Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE); e o CASA Praia Grande I representou a Divisão Regional Litoral (DRL).

Já no feminino, os CASAs Chiquinha Gonzaga e Feminino Bom Retiro representaram a DRMSE, enquanto os times dos CASAs Anita Garibaldi e Feminino Cerqueira César vieram da Divisão Regional Sudoeste (DRS).

As quatro equipes do feminino se classificaram diretamente para a fase final do estadual, uma vez que o número de centros socioeducativos destinado ao atendimento deste gênero é menor em relação ao masculino. Dos 110 centros socioeducativos ativos no Estado de São Paulo, seis se destinam ao atendimento feminino, que hoje corresponde a menos de 4,5% dos cerca de 5.000 adolescentes em atendimento.

O Estadual

O XI Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA reuniu cerca de 610 adolescentes em internação em 61 centros socioeducativos masculinos e femininos de 35 cidades do Estado de São Paulo.

A competição, na categoria masculina, se dividiu em três etapas. Na primeira ocorreu a fase regional, em que os times disputaram as oito vagas destinadas às oito divisões regionais da Fundação CASA, administrações localizadas responsáveis por, dentre outros, supervisionar o atendimento na região subordinada.

Os classificados nos regionais seguiram para a fase estadual, formada por uma etapa classificatória e uma etapa final. Na classificatória, as oito equipes masculinas disputaram as quatro vagas para as semifinais e finais. Na etapa final, ocorreram as disputas em busca do título estadual.

Já o feminino envolveu, em etapa única, quatro equipes de centros de internação localizados nos municípios de São Paulo e Cerqueira César.

A organização da etapa estadual do Torneio esteve a cargo da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA.