Fundação CASA e Instituto Nacional Talentos de Inclusão Profissional firmam termo de cooperação
Objetivo é oferecer para os jovens, em cumprimento de medidas socioeducativas, seis tipos de cursos de educação profissional
A Fundação CASA, por meio do Programa Novos Tempos, formalizou recentemente a assinatura de um termo de cooperação com o Instituto Nacional Talentos de Inclusão Profissional (INTAL) para oferecer seis opções de cursos de educação profissional para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Instituição.
Os participantes dos cursos também serão inseridos em programas de estágio de estudantes e de aprendizagem do próprio Instituto, com o Aprendiz de Talento.
A assinatura ocorreu após uma série de encontros para discutir o plano de trabalho e realizar a apresentação do programa da Fundação CASA para os representantes do Instituto.
O termo foi assinado pelo presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, pelo diretor administrativo, Aurélio Olímpio de Souza, e por Afonso Lamounier de Moura, que representou a presidente do INTAL, Juliana Segantin Lamounier de Moura.
Na próxima semana, entre os dias 04 e 08 de dezembro, representantes do Instituto e da Gerência de Pós-Medida e Empregabilidade da Fundação CASA, responsável pelo Programa Novos Tempos, realizarão reuniões para estabelecer o fluxo de trabalho e definir as primeiras turmas dessa nova parceria.
Dentre as opções de curso, os jovens poderão optar por participarem das formações em: auxiliar de escritório, auxiliar administrativo, operador do comércio, auxiliar de comércio varejista, auxiliar de produção e auxiliar de lanchonete.
Os cursos serão voltados para adolescentes, de 14 e 21 anos, que estiverem prestes a concluírem suas medidas socioeducativas e que participam do Programa Novos Tempos.
As aulas serão realizadas fora dos centros socioeducativos, nas sedes do INTAL na capital, região metropolitana e interior. O instituto está presente em 180 municípios do Estado de São Paulo.
De acordo com o gerente de Pós-Medida e Empregabilidade, Paulo Henrique Lucas da Silva, a assinatura do termo de cooperação é mais um importante ganho no processo de encaminhamento dos jovens para o mercado de trabalho. “Por meio dessa parceria, os jovens que se dedicarem terão muitas oportunidades para se capacitarem. Os cursos oferecidos tem conteúdo focado nas realidades desses adolescentes”, concluiu.