Time do CASA Governador Mário Covas vence regional do Torneio de Futsal da Fundação CASA

Etapa reuniu adolescentes internados na capital paulista e Osasco; equipe se classifica para o estadual

O time formado por adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Governador Mário Covas, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo, conquistou nesta sexta-feira (10) a etapa regional do XI Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA que envolveu cerca de 70 jovens internados em dez centros socioeducativos nas cidades de São Paulo e Osasco.

A equipe venceu o time do CASA Paulista, da capital, por 3 a 1, na final disputada na quadra do CASA Vila Guilherme, no Complexo da Vila Maria, e levou o título de campeão da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO) e a vaga para a fase estadual do Torneio. A DRMNO é uma das oito administrações localizadas da Fundação CASA.

Em terceiro lugar ficou o time do CASA Osasco I, que superou nos pênaltis, por 4 a 3, o time do CASA Jardim São Luiz I, da capital. No tempo regulamentar, as equipes empataram em 5 a 5. Os três primeiros colocados levaram troféus e medalhas. Um jovem do CASA Osasco I levou medalha como artilheiro do torneio regional com 18 gols.

Em quadra estiveram equipes representantes dos CASAs Vila Guilherme, Governador Mário Covas, Bela Vista, Ouro Preto, João do Pulo e Paulista, do Complexo da Vila Maria, em São Paulo; CASAs Jardim São Luiz I e II, da capital; e CASAs Osasco I e II, de Osasco.

Os times da etapa regional da DRMNO foram divididos em três chaves: a 01 e a 02 com os times representantes dos centros do Complexo da Vila Maria, enquanto a 03 agrupa as equipes do Jardim São Luiz e de Osasco.

Nas chaves, todas as equipes jogaram entre si. O time do CASA Governador Mário Covas representou a chave 01 na semifinal, que contou ainda com o time do CASA Paulista, representante da chave 02, e CASAs Osasco I e Jardim São Luiz I, vencedores da chave 03.

Os jogos aconteceram entre os dias 08 e 10 de novembro, nas quadras poliesportivas dos CASAs Vila Guilherme, em São Paulo, e Osasco I, em Osasco.

A equipe vencedora se junta à lista de times classificados para a etapa estadual do Torneio: CASA Juquiá, do Complexo do Brás, em São Paulo, representando a Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE); CASA Tamoios, de São José dos Campos, da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP); CASA Morro Azul, de Limeira, que representa a Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC); CASA Rio Dourado, de Lins, representante da Divisão Regional Oeste (DRO); CASA Três Rios, de Iaras, representando a Divisão Regional Sudoeste (DRS); e CASA Praia Grande I, de Praia Grande, representando a Divisão Regional Litoral (DRL).

O Estadual

O XI Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA reúne adolescentes em internação em ao menos 50 centros socioeducativos masculinos e femininos de todo o Estado de São Paulo.

“O futsal é uma modalidade muito praticada pelos adolescentes em internação, então aproveitamos para promover um evento estadual que não só difunda a prática esportiva, como também incentive socializar e integrar os adolescentes à sociedade”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

A competição, na categoria masculina, se divide em três etapas. Na primeira ocorre a fase regional, em que os times disputam as oito vagas destinadas às oito divisões regionais da Fundação CASA, administrações localizadas responsáveis por, dentre outros, supervisionar o atendimento na região subordinada.

Os classificados nos regionais seguem para a fase estadual, formada por uma etapa classificatória e uma etapa final. Na classificatória, as oito equipes masculinas disputam as quatro vagas para as semifinais e finais. Na etapa final, ocorrem as disputas em busca do título estadual.

Já o feminino envolverá até quatro equipes, de centros de internação localizados nos municípios de São Paulo e Cerqueira César, em etapa única.

A etapa final, tanto do masculino quanto do feminino, está prevista para acontecer no dia 29 de novembro, no Ginásio Moacyr Daiuto, no Conjunto Desportivo Baby Barioni, em São Paulo.

A organização da etapa estadual do Torneio está a cargo da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA.