Semana da Educação termina com casos de sucesso da Fundação CASA

Coordenadora do Cursinho Colmeia palestrou sobre jovens que acessaram o Ensino Superior; assista às palestras no CASAPlay

 

A terceira edição da Semana da Educação da Fundação CASA terminou nesta quarta-feira (11) com a palestra da coordenadora do Cursinho Colmeia, Josely Rimoli, que apresentou casos de sucesso de adolescentes de centros socioeducativos das divisões regionais Metropolitana Campinas (DRMC) e Sudoeste (DRS) que ingressaram no Ensino Superior após preparação por meio do curso pré-vestibular.

O debate do terceiro dia de discussões girou em torno do direito à educação e a possibilidade de acesso ao Ensino Superior para adolescentes em medida socioeducativa e servidores da Fundação CASA, trazendo à tona a importância da crença na efetivação desse direito, mesmo diante de adversidades.

O superintendente Pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, abriu os trabalhos destacando as contribuições que os palestrantes trouxeram ao longo dos debates, de forma a refletir sobre a prática educacional com os adolescentes atendidos. “Mesmo com a evolução tecnológica, procuramos ousar dentro da educação, com pessoas comprometidas para que haja a evolução aqui dentro”, afirmou Robles.

Assista à terceira palestra no CASAPlay.

O tema da edição 2023 da Semana foi “Educação para além dos muros”. Além de coordenadora do Colmeia, Josely é docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ainda participou do diálogo o também coordenador do Cursinho, Marcelo Zoéga Maialle, professor de Física na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp em Limeira.

O Colmeia é um cursinho pré-vestibular criado em 2010 pela Unicamp em parceria com a prefeitura de Limeira, para auxiliar estudantes de baixa renda do município na preparação para as seleções em instituições públicas de Ensino Superior.

De acordo com o professor Maialle, o Colmeia originalmente atendia apenas à população do município, mas, durante a pandemia de Covid-19, com as aulas remotas, ampliou seu alcance para outras populações em vulnerabilidade, como indígenas, quilombolas e os jovens em internação.

Com a Fundação CASA, o trabalho conjunto acontece desde 2022, entre centros socioeducativos das cidades de Limeira, Campinas, Mogi Mirim e Franco da Rocha, pertencentes à DRMC, além do CASA Feminino Anita Garibaldi, de Cerqueira César, supervisionado pela DRS.

Os adolescentes matriculados no último ano do Ensino Médio acessam os conteúdos das aulas virtuais nos laboratórios de informática nos centros socioeducativos para se preparar para exames de seleção para universidades.

“Já tivemos adolescente que ingressou neste ano no Ensino Superior e retornou ao centro socioeducativo voluntariamente para contar sua experiência como estímulo para a participação de outros”, contou a coordenadora do Cursinho.

Segundo o professor Maialle, entre os diferenciais positivos da parceria com a Fundação CASA, quando comparado aos outros públicos que utilizam o Cursinho, estão infraestrutura com internet estável, salas, bibliotecas e agentes educacionais que auxiliam na complementação do aprendizado.

Segundo dia

Na terça-feira (10), a pedagoga Andreia Cabral Libório, da Diretoria de Equidade e Ações Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Instituto Federal de São Paulo (IFSP) apresentou métodos de aprendizagem que podem ser utilizados em contextos de diversas formas de aprendizagem, em especial nos casos de jovens que necessitam de alfabetização e letramento.

O debate do dia foi aberto pela chefe de Gabinete da Fundação CASA, Ana Paula Ribeiro, que destacou a importância de se observar a educação na Instituição também como um ato de amorosidade, compreendendo-se as diferenças.

Durante sua abordagem, Andreia Libório exemplificou perfis de aprendizado possíveis de se encontrar entre crianças e adolescentes no mesmo local, como o social, que interage com os colegas e expressa emoções; o convencional, que precisa de ambiente organizado e calmo; e o empreendedor, que age com entusiasmo e procura um ambiente com energia. Para cada um, a pedagoga sugeriu estratégias diferentes de abordagem e interação.

A representante do IFSP ainda sugeriu ações que podem ser tomadas pelos educadores, como o respeito aos diferentes estilos e ritmos de aprendizagem; a ressignificação dos espaços de aprendizagem; a importância da avaliação contínua; e, dentre outros, a consciência do inacabamento.

A palestra contou ainda com a intervenção do professor Thiago Rodrigues Schulze, do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do IFSP. Ele destacou a conexão entre a gestão de projetos e a execução das ações, exemplificando a partir do caso de um jovem que lançou livro na Pinacoteca de São Paulo. Schulze atua ainda com projetos institucionais na Diretoria de Cooperação e Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFSP.

Confira a íntegra da palestra do segundo dia no CASAPlay.

Início da Semana

A terceira edição da Semana da Educação começou na segunda-feira (09) com a palestra de Filipe Oliveira da Silva, coordenador da Equipe da Plataforma Educação Livre (Edulivre), do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Antes, na abertura, o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, ressaltou o mérito da reflexão sobre o trabalho educacional realizado com os adolescentes. “Na semana em que se comemora o Dia do Professor, é importante vermos que a educação que praticamos com os adolescentes dentro da Instituição busca gerar reflexos fora dela”, afirmou.

Assista à palestra disponível no CASAPlay.

Durante a palestra, o coordenador de Equipe da Plataforma Edulivre apresentou resultados alcançados na parceria realizada com a Fundação CASA, demonstrando os impactos sobre os servidores da área pedagógica, como multiplicadores, e os adolescentes que concluíram as trilhas.

Silva ainda destacou o uso assertivo da plataforma digital e o impacto como meio de complementação do aprendizado no sistema socioeducativo. A palestra contou também com a participação da analista de projetos do Educação Livre, Laís Duanne.

Sobre

A Semana da Educação foi organizada pela Superintendência Pedagógica e a Assessoria Especial de Política Socioeducativa (AEPS) em parceria com a Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA), com o tema “Educação para além dos muros”.

A UNICASA emitirá certificados de participação para os servidores que assistiram às palestras. Durante cada uma das três transmissões, ficou disponibilizado link para inscrição daqueles que desejaram a emissão.

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