Jovens do CASA Juquiá aprendem sobre robótica com competidor de batalhas entre robôs

Renan Rosa Martines, da equipe Ogrobots, apresentou tecnologia e realizou combate com comando de adolescentes

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Juquiá, no Complexo do Brás, em São Paulo, viajaram no mundo da tecnologia na última segunda-feira (09) durante as duas palestras que o engenheiro de controle e automação, Renan Rosa Martines, ministrou sobre robótica e o universo das batalhas de robôs.

Martines apresentou a tecnologia aos jovens, que ainda puderam experimentar realizar combates entre pequenos robôs trazidos pelo profissional. O engenheiro fundou, em 2013, a Ogrobots, uma equipe sorocabana de profissionais das Engenharias que compete em batalhas pelo Brasil e o mundo, ganhadora de diversas competições, conhecidas como Ultimate Robot Combat (URC), uma espécie de Artes Marciais Mistas (MMA), só que de lutas entre máquinas.

Durante cerca de uma hora, em duas turmas cada, Martines mostrou aos jovens como se constroem robôs e algumas das mais de 30 competições que já participou e venceu pelo mundo. A partir de dois modelos, o engenheiro demonstrou o funcionamento dos robôs, seguido da vivência do uso pelos adolescentes.

Os jovens aprenderam como controlar a tecnologia e estratégias para luta entre as pequenas máquinas. “Os meninos ficaram muito empolgados, pois é o tipo de atividade que chama muito a atenção. Eles pareciam hipnotizados e o encantamento era visível”, disse o coordenador pedagógico do CASA Juquiá, Adriano Barbosa de Oliveira. As palestras contaram com a participação da educadora Stephanie Rodrigues Martines.

O foco da atividade foi mais do que divulgar o segmento: envolveu incentivar os adolescentes a se dedicar aos estudos, demonstrando a necessidade do esforço e dedicação para se conquistar objetivos.

A ideia nasceu do contato da professora de Matemática Claudia Lima, da escola vinculadora do centro socioeducativo, a E.E. Padre Anchieta, que realiza ações de reforço escolar no clube de Matemática criado no CASA e vislumbra montar um robô com os adolescentes.

Ao procurar informações sobre as máquinas, a docente encontrou referências sobre a Ogrobots e o engenheiro, que também coordena o Laboratório de Experimentações 4.0 do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e decidiu fazer o convite para a palestra, realizada voluntariamente.

Entre as conquistas da equipe Ogrobots estão o Clash Bots, em 2018, um campeonato internacional de lutas de robôs, ocorrido na China, em formato de reality show. Mais recentemente, no fim de julho deste ano, Martines e os outros membros da equipe venceram a RoboCore Experience – RCX/2023, a maior competição brasileira de robôs realizada na Campus Party, a mais importante feira de tecnologia do Brasil.