No terceiro dia, Semana da Educação traz temática sobre direito de acesso ao Ensino Superior
Palestra com coordenadora do Cursinho Colmeia ocorre na quarta (11), às 14h, com transmissão pelo Teams
O direito à educação e a possibilidade de acesso ao Ensino Superior para adolescentes em medida socioeducativa e servidores da Fundação CASA é o tema da última palestra da III Semana da Educação, realizada pela Fundação CASA, que acontece nesta quarta-feira (11), às 14h, com transmissão virtual pela plataforma Microsoft Teams, em link disponibilizado aos servidores pela Intranet.
A coordenadora do Cursinho Colmeia, Josely Rimoli, discute estratégias para estimular adolescentes em medida socioeducativa e servidores a crer no acesso ao Ensino Superior como realidade e um direito possível a todos, utilizando casos de sucesso de aprovações de adolescentes da Fundação CASA e outras turmas do Cursinho como exemplos de concretização desse direito fundamental.
Josely é docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O Colmeia é um cursinho pré-vestibular criado em 2010 pela Unicamp em parceria com a prefeitura de Limeira, para auxiliar estudantes de baixa renda do município na preparação para as seleções em instituições públicas de Ensino Superior.
A abertura do evento virtual está a cargo do superintendente Pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles.
Nesta terça-feira (10), a pedagoga Andreia Cabral Libório, da Diretoria de Equidade e Ações Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Instituto Federal de São Paulo (IFSP) apresentou métodos de aprendizagem que podem ser utilizados em contextos de diversas formas de aprendizagem, em especial nos casos de jovens que necessitam de alfabetização e letramento.
O debate do dia foi aberto pela chefe de Gabinete da Fundação CASA, Ana Paula Ribeiro, que destacou a importância de se observar a educação na Instituição também como um ato de amorosidade, compreendendo-se as diferenças.
Durante sua abordagem, Andreia Libório exemplificou perfis de aprendizado possíveis de se encontrar entre crianças e adolescentes no mesmo local, como o social, que interage com os colegas e expressa emoções; o convencional, que precisa de ambiente organizado e calmo; e o empreendedor, que age com entusiasmo e procura um ambiente com energia. Para cada um, a pedagoga sugeriu estratégias diferentes de abordagem e interação.
A representante do IFSP ainda sugeriu ações que podem ser tomadas pelos educadores, como o respeito aos diferentes estilos e ritmos de aprendizagem; a ressignificação dos espaços de aprendizagem; a importância da avaliação contínua; e, dentre outros, a consciência do inacabamento.
A palestra contou ainda com a intervenção do professor Thiago Rodrigues Schulze, do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do IFSP. Ele destacou a conexão entre a gestão de projetos e a execução das ações, exemplificando a partir do caso de um jovem que lançou livro na Pinacoteca de São Paulo. Schulze atua ainda com projetos institucionais na Diretoria de Cooperação e Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFSP.
Confira em breve a íntegra da palestra do segundo dia no CASAPlay.
Plataforma digital
A terceira edição da Semana da Educação começou na segunda-feira (09) com a palestra de Filipe Oliveira da Silva, coordenador da Equipe da Plataforma Educação Livre (Edulivre), do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Antes, na abertura, o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, ressaltou o mérito da reflexão sobre o trabalho educacional realizado com os adolescentes. “Na semana em que se comemora o Dia do Professor, é importante vermos que a educação que praticamos com os adolescentes dentro da Instituição busca gerar reflexos fora dela”, afirmou.
Assista à palestra disponível no CASAPlay.
Durante a palestra, o coordenador de Equipe da Plataforma Edulivre apresentou resultados alcançados na parceria realizada com a Fundação CASA, demonstrando os impactos sobre os servidores da área pedagógica, como multiplicadores, e os adolescentes que concluíram as trilhas.
Silva ainda destacou o uso assertivo da plataforma digital e o impacto como meio de complementação do aprendizado no sistema socioeducativo. A palestra contou também com a participação da analista de projetos do Educação Livre, Laís Duanne.
Sobre
A Semana da Educação é organizada pela Superintendência Pedagógica e a Assessoria Especial de Política Socioeducativa (AEPS) em parceria com a Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA).
A UNICASA emitirá certificados de participação para os servidores que assistirem às palestras. Durante cada uma das três transmissões, será disponibilizado link para inscrição daqueles que desejarem a emissão.