Semana da Educação: segunda palestra discute métodos de aprendizagem

Na terça (10), às 14h, a pedagoga Andreia Cabral Libório é quem participa do debate virtual

A III Semana da Educação, realizada pela Fundação CASA, continua a série de três os debates sobre o tema “Educação para além dos muros” nesta terça-feira (10), às 14h, com a discussão sobre a metodologia de aprendizagem. A transmissão virtual é pela plataforma Microsoft Teams, cujo link para os servidores está disponível na Intranet.

O diálogo ocorre com a pedagoga Andreia Cabral Libório, da Diretoria de Equidade e Ações Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O foco é debater como atuar no coletivo sem desconsiderar a individualidade do sujeito. A abertura está a cargo da chefe de Gabinete da Fundação CASA, Ana Paula Ribeiro.

Andreia ponderará, com os servidores da área pedagógica da Fundação CASA, sobre o papel do educador em lidar com a aparente dicotomia das diversas formas de aprendizagem e as múltiplas características de grupos a serem atingidos, em especial os jovens que necessitam de alfabetização e letramento.

A discussão terá participação do professor Thiago Rodrigues Schulze, do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do IFSP, que destacará sobre a gestão ágil de projetos. Schulze atua ainda com projeto institucional na Diretoria de Cooperação e Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFSP.

A terceira edição da Semana da Educação começou nesta segunda-feira (09) com a palestra de Filipe Oliveira da Silva, coordenador da Equipe da Plataforma Educação Livre (Edulivre), do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Antes, na abertura, o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, ressaltou o mérito da reflexão sobre o trabalho educacional realizado com os adolescentes. “Na semana em que se comemora o Dia do Professor, é importante vermos que a educação que praticamos com os adolescentes dentro da Instituição busca gerar reflexos fora dela”, afirmou.

Durante a palestra, o coordenador de Equipe da Plataforma Edulivre apresentou resultados alcançados na parceria realizada com a Fundação CASA, demonstrando os impactos sobre os servidores da área pedagógica, como multiplicadores, e os adolescentes que concluíram as trilhas.

Silva ainda destacou o uso assertivo da plataforma digital e o impacto como meio de complementação do aprendizado no sistema socioeducativo. A palestra contou também com a participação da analista de projetos do Educação Livre, Laís Duanne.

Sonho universitário

Na quarta-feira (11), às 14h, o superintendente Pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, abre os trabalhos virtuais no dia em que se debaterão estratégias para estimular adolescentes em medida socioeducativa e servidores a crer no acesso ao Ensino Superior como realidade e um direito possível a todos.

Na palestra, Josely Rimoli, coordenadora do Cursinho Colmeia e docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), refletirá sobre o acesso ao ensino universitário como direito fundamental, exemplificando casos de sucesso de aprovações de adolescentes da Fundação CASA e outras turmas do Cursinho.

O Colmeia é um cursinho pré-vestibular criado em 2010 pela Unicamp em parceria com a prefeitura de Limeira, para auxiliar estudantes de baixa renda do município na preparação para as seleções em instituições públicas de Ensino Superior.

Sobre

A Semana da Educação é organizada pela Superintendência Pedagógica e a Assessoria Especial de Política Socioeducativa (AEPS) em parceria com a Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA).

A UNICASA emitirá certificados de participação para os servidores que assistirem às palestras. Durante cada uma das três transmissões, será disponibilizado link para inscrição daqueles que desejarem a emissão.