Sede da Fundação CASA conscientiza sobre o Outubro Rosa

Iniciativa conta com a construção de cenário temático e “Dia do Rosa”

A Fundação CASA, por meio da Gerência de Medicina e Saúde ao Trabalhador (GMST), em parceria com a UNICASA e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA) da Sede, realiza neste mês duas ações em alusão à campanha de conscientização sobre o câncer de mama, Outubro Rosa.

A primeira foi a construção de um cenário instagramável (também conhecido como cenário temático ou “ponto de fotos”), que ficará montado no Hall de entrada da Sede, localizada no bairro da Luz, na capital paulista, a partir de quarta-feira (18/10).

O cenário estará disponível para visitas até o final do mês de outubro. De acordo com a gerente da GMST, Ângela de Luca Mastrochirico, o objetivo com a construção desse ambiente é incentivar a integração. “Nossa intenção é promover a conexão entre colegas, tornando o dia de trabalho mais alegre e deixando nossa contribuição para a campanha Outubro Rosa de 2023”, destacou.

Já a segunda ação será o tradicional “Dia do Rosa”, programado para ocorrer em 27/10 (uma sexta-feira).

Nessa data, os profissionais da Fundação CASA que desejarem aderir, deverão vestir, ao menos, uma peça de roupa, um acessório ou a maquiagem na cor da campanha. Também serão distribuídas algumas lembrancinhas para as mulheres, em alusão à campanha.

Sobre a campanha “Outubro Rosa”
A campanha “Outubro Rosa” é um movimento internacional de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que acomete, em sua maioria, as mulheres.

A iniciativa foi criada entre as décadas de 80 e 90, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que tinha como objetivo de angariar fundos para pesquisar a doença.

Em 1991, aconteceu a primeira “Corrida pela Cura”, disputada nas ruas de Nova York (EUA), onde os participantes receberam um laço rosa para usar durante a prova. O laço acabou se tornado a marca da campanha.

Mais recentemente, a campanha “Outubro Rosa” também passou a realizar a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero.

No Brasil, a primeira edição da campanha foi realizada em 2002, quando luzes cor de rosa coloriram o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, na capital paulista.
A partir de 2018, as campanhas em prol da data foram instituídas formalmente no calendário por meio da Lei n° 13.733/18