Jovens da Fundação CASA aprendem foobaskill, um novo esporte

Modalidade criada por suíços mescla futebol e basquete no mesmo jogo; workshops acontecem até 23/10

Ao menos 60 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em quatro centros da Fundação CASA na cidade de São Paulo se aventuram a partir de hoje em uma nova modalidade esportiva, o foobaskill, durante workshops com o profissional de Educação Física Pascal Roserens, de origem suíça e um dos criadores da modalidade, e profissionais de Educação Física do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP).

O foobaskill é uma modalidade que une o futebol e o basquete no mesmo jogo, com regras específicas e forma diferenciada de prática. Pela programação, os workshops começam nesta segunda-feira (16) com jovens internados no CASA Jardim São Luiz I, na zona Sul da cidade. Na próxima quarta-feira (18), às 14h, será a vez dos adolescentes do CASA Jardim São Luiz II experimentarem a modalidade.

Já na segunda-feira (23), acontecem os workshops em dois centros socioeducativos do Complexo da Vila Maria: no CASA Bela Vista, às 10h, e no CASA Ouro Preto às 14h.

Criado em 2015 por três profissionais de Educação Física suíços – Roserens, Michal Lato e Piero Quaceci –, a modalidade incentiva o desenvolvimento motor e cognitivo integral do praticante, com participação ativa de crianças e adolescentes, mas sem vislumbrar a formação de atletas profissionais.

A palavra foobaskill é um neologismo que junta três palavras da língua inglesa: “football” (futebol), “basketball” (basquete) e “skill” (habilidade).

No Brasil, a modalidade tem sido inserida e divulgada por meio de parceria entre o criador suíço, Roserens, e o Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE), do CEPEUSP.

Como é o jogo

No novo esporte, uma quadra com as linhas das duas modalidades é dividida ao meio: de um lado, em meia quadra, se joga o basquete, utilizando a tabela, enquanto do outro lado, na outra meia quadra, são dispostos mini-gols para o futebol.

Cada equipe fica de um lado da quadra: a que defende o basquete, atacará no futebol, assim como a que defende no futebol, atacará no basquete. No segundo tempo, as equipes trocam de lado e, respectivamente, de modalidade na defesa e ataque.

A transição entre as modalidades se dá quando ultrapassa a linha do meio da quadra. A equipe que estiver defendendo o basquete, ao ultrapassar, atacará utilizando as práticas do futebol – e vice-versa.

Se o jogador está jogando o basquete com a bola na mão, ao superar o meio da quadra, deverá transferir a bola para os seus pés ou de um colega de time. Quando iniciar o jogo com a bola nos pés, no futebol, ao passar a linha do meio da quadra, a boa deverá ser transferida para as mãos, jogando-se nas regras do basquete.

Formação na Fundação

Entre os meses de agosto e setembro, cerca de 30 profissionais de Educação Física de 15 centros socioeducativos da Fundação CASA localizados na capital e na cidade de Osasco, aprenderam a nova modalidade esportiva em formações presenciais no CEPEUSP.

O objetivo foi oferecer contato desses profissionais com o novo esporte, para que possam replicar nos centros socioeducativos onde atuam, que são supervisionados pela Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO), uma das oito administrações localizadas da Instituição. Durante os encontros, os profissionais se apropriaram das regras e o modo de jogar, além de praticar o foobaskill.