Secretário da Justiça visita centros da Fundação CASA em Franco da Rocha e Atibaia

Prefeito de Franco, Dr. Nivaldo da Silva Santos, acompanhou a visitação; em Atibaia, o secretário de Justiça, Luiz Torricelli, esteve presente

O secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, na manhã de hoje (23) visitou cinco centros socioeducativos da Instituição: CAIP Jacarandá e CASAs Novo Tempo, Tapajós e Manacá da Serra, em Franco da Rocha; e o CASA Atibaia.

Durante a visitação em Franco da Rocha, o prefeito Dr. Nivaldo da Silva Santos e os vereadores César Augusto Campos Rodrigues (conhecido como Cesinha), Edilson Marques da Ambulância, George dos Santos, Alexsandre Aparecido da Cunha e Alex do Posto acompanharam o secretário da Justiça e presidente da Fundação. Já em Atibaia compareceu o secretário Municipal de Justiça, Luiz Torricelli.

“Hoje tive a grande honra de conhecer vários centros socioeducativos da Fundação CASA: CAIP Jacarandá, Novo Tempo, Tapajós e Manacá da Serra, todos em Franco da Rocha, e o CASA Atibaia”, ressaltou Fernando José da Costa, secretário da Justiça e Cidadania.

“Conheci e rotina dos adolescentes e, principalmente, tive a oportunidade de conversar com vários servidores e servidoras da Fundação, que fazem um importante trabalho socioeducativo na Instituição. Obrigado a todos pela acolhida. Logo mais, visitarei outros centros socioeducativos no Estado de São Paulo”, agradeceu Fernando José da Costa.

Para o prefeito de Franco Rocha, participar desta visita foi uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho de execução da medida socioeducativa realizado pelos servidores da Fundação CASA. “Todos estão de parabéns, excelente trabalho feito para ajudarmos esses meninos a seguirem um caminho do bem”, disse Dr. Nivaldo da Silva Santos.

Já o secretário municipal de Justiça de Atibaia, comentou que se sentiu horando em visitar a Fundação CASA novamente. “Estive aqui na inauguração deste centro socioeducativo. Voltar aqui e ver como tudo está funcionando muito bem me deixa muito feliz como cidadão atibaiense”, destacou Luiz Torricelli.

Visita presencial e revista

Durante as visitas, o secretário da Justiça aproveitou para avaliar pessoalmente como está a retomada das visitas presenciais e para ver os procedimentos de segurança para que os familiares dos adolescentes não passem mais por revista íntima.

O procedimento foi substituído pelo uso de escâneres corporais ou manuais, além de outros procedimentos que preservam a intimidade e a dignidade humana. O visitante deve utilizar máscara durante todo o período da visita e, ainda, realizar todos os cuidados com a higiene, como lavar as mãos com frequência e/ou utilizar álcool em gel, além de manter distância de 1 metro.

Cada adolescente em internação, internação provisória ou internação sanção recebe a visita quinzenal de um membro da família, previamente autorizado pela equipe de referência do jovem no centro socioeducativo.

Para ingressar no local, o visitante tem a temperatura auferida; responde a um questionário sobre o seu estado de saúde; e passa pela revista da segurança, com uso de equipamento de escâner corporal ou, na sua ausência, por revista pessoal, que inclui uso de aparelho de detecção de metal.

Familiar com temperatura corporal acima de 37,2ºC ou que teve contato com pessoa com suspeita ou diagnosticada com Covid-19 há menos de 14 dias não poderá realizar visita.