Fundação CASA realiza I Semana de Práticas Restaurativas

De 26 a 30 de julho, especialistas debatem esse meio de solução de conflitos no evento da UNICASA, da Superintendência de Saúde e da AEPS

 

A Fundação CASA promove a I Semana de Práticas Restaurativas para os servidores, a partir desta segunda-feira (24) até sexta-feira (30), com palestras virtuais, com transmissão pelo Microsoft Teams, com cinco especialistas em justiça e práticas restaurativas. Todos os debates acontecem sempre das 14h às 15h30.

A organização do evento é da Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA), da Superintendência de Saúde e da Assessoria Especial de Política Socioeducativa (AEPS). O objetivo é mostrar como esse meio de solução de conflitos pode ser utilizado na socioeducação.

Ao longo da semana, especialistas que atuam nos poderes Executivo e Judiciário abordam temas distintos e complementares. Na segunda (26), a pedagoga Vivi Tuppy, que também é pós-graduada em Psicologia Educacional, apresenta o conceito de práticas restaurativas. O link da transmissão já está acessível.

Com experiência como coordenadora dos programas Educadores da Paz e Gestores da Paz na cidade de Araçatuba, a pedagoga discute formas de uso das práticas no contexto socioeducativo, como uma ferramenta que utiliza a o diálogo e a comunicação não-violenta.

Programação

Na terça-feira (27), a psicóloga Marisa Hatsue Shimizu, da Secretaria de Estado da Saúde do Governo de São Paulo, fala sobre a humanização na saúde, debatendo formas de valorização das dimensões subjetiva e coletiva no atendimento e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Marisa é especialista em Gestão Pública em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Já na quarta-feira (28), o tema é sobre a prática restaurativa como um meio de educação para a consciência responsável e como a escola pode ser um espaço de reparação de danos. A discussão fica a cargo da pedagoga Flávia Martins, assessora Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Campinas. Ela é mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida.

Na quinta-feira (29), a diretora do CASA de Semiliberdade de São José do Rio Preto, Claudia Regina Mendonça, discute a construção dos círculos de paz no contexto do atendimento socioeducativo. Há cerca de 11 anos a gestora estuda as práticas restaurativas, sendo que sua imersão nessa área começou com os Educadores da Paz e Gestores da Paz em Araçatuba.

No último encontro, na sexta-feira (30), o juiz Fernão Pompeo de Camargo, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) traça o panorama dos avanços e desafios das práticas restaurativas. Coordenador substituto do Centro de Justiça Restaurativa da Justiça Federal de São Paulo (Cejure), o juiz traz reflexões sobre a justiça restaurativa e suas contribuições para a construção de novos paradigmas nas relações sociais.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP